Animais Domésticos | Podem Sofrem com Ansiedade?

Animais Domésticos | Podem Sofrem com Ansiedade?

Descubra se Animais Domésticos Podem Sofrer com Problemas Psicológicos

Você já se perguntou se animais domésticos podem sofrer com problemas psicológicos, como ansiedade e depressão? Se o seu pet apresenta agressividade repentina, falta de apetite, isolamento e hiperatividade, certamente, esses são fortes indícios para os tutores se manterem atentos, pois são sinais de que o seu animal de estimação desenvolveu um quadro de ansiedade ou depressão.

A causa de mudanças bruscas de comportamentos e mesmo agressividade com os próprios donos ocorreu, principalmente, durante o período de quarentena. Isso se deu porque animais domésticos precisaram passar a conviver com uma mudança de rotina repentina durante todo o período de pandemia da Covid-19.

A saúde animal foi afetada pois os bichinhos de estimação, assim como os seres humanos também precisaram passar por adaptações, que foi desde evitar realizar as saídas e passeios regulares até a conviver mais tempo com o tutor. 

Desse modo, os animais domésticos também apresentam sintomas de ansiedade e depressão, como agressividade repentina, falta de apetite, isolamento e hiperatividade devido a mudança repentina da sua rotina.

Agora, mais do que nunca, é necessário ter atenção redobrada com os pets, uma vez que é como se estivéssemos passando por tudo de novo, porém no processo contrário. Com a retomada do trabalho presencial, escolas, viagens, os pets estão sentindo as coisas mudarem e, sem o devido cuidado por parte dos tutores, os animais vivem uma segunda onda de quadros de ansiedade e depressão.

Devido a necessidade de falar sobre esse importante assunto, o Pet Shop em Vila Velha/ES, Pantanal irá destacar os sintomas mais frequentes, a fim de ajudar o tutor a entender que cada animal possui sua própria personalidade, e saber identificar que essas crises de ansiedade que afetam os animais domésticos a fim de buscar o tratamento mais adequado.

Saiba Como Distinguir a Ansiedade em Pets e Quais Sinais os Tutores Devem Estar Atentos

Se em algum momento da vida os seus animais domésticos eram mais calmos e receptivos e, de repente, o seu comportamento foi alterado, é preciso manter-se atento, pois os pets mais ansiosos apresentam uma agitação mais acelerada, desobediência, além de começar a não lidar bem com visitas, devido ao estresse.

Geralmente, existem outras atitudes que colocam os animais domésticos nessa categoria de sofrer com problemas psicológicos como ansiedade e depressão, como rosnados,  ameaça de mordidas e, além de queixas mais relacionadas à desobediência, que podem afetar a saúde animal e o seu bem-estar.

Os animais domésticos que sofrem com um quadro de comportamento mais complexo como perda de apetite, apatia, pouca afetividade e sono excessivo podem apresentar indícios de depressão. Por isso é fundamental que se o dono desconfiar que seu pet esteja nessas condições, é essencial  buscar ajuda de um profissional, como médicos veterinários e especialistas de pet shop em Vila Velha/ES para avaliar a situação e propor mudanças para proporcionar a saúde animal.

Geralmente, os sinais que são fundamentais para distinguir a ansiedade em animais domésticos é verificar se o pet não para de querer chamar a atenção do seu dono, ou seja, identifique se o seu bichinho de quatro patas está sempre pegando objetos ou destruindo os móveis da casa, choramingos e latidos em excesso também são pontos para se atentar já que são sinais repetitivos, que demonstra o estresse que o distúrbio causa no pet. 

Outros sinais que os tutores de animais domésticos devem se atentar, é a condição de morder as patas ou lambê-las em excesso, rosnados sem motivos, andar em círculos, perseguir muito a cauda, também demonstra que o seu pet está apresentando um comportamento compulsivo e essa condição pode afetar a saúde animal.

Ou seja, assim como nos humanos, o transtorno de ansiedade nos pets é um distúrbio de comportamento que pode ocorrer pela distância dos seus tutores, medo, insegurança, alteração repentina da rotina, entre outros fatores.

Por isso, como mencionamos anteriormente nesse momento de mudança e volta das atividades presenciais, é essencial estar atento ao seu amigo já que ele criou um laço mais dependente com o seu tutor. Isso porque certamente os animais domésticos ao se depararem sozinhos, eles podem apresentar medo de abandono e os choros também se tornam mais frequentes.

Assim como em seres humanos, se não tratado, esse distúrbio de ansiedade pode evoluir para a depressão, causando sérios problemas para a saúde animal como por exemplo baixa na imunidade caso ele não se alimente adequadamente quando o dono estiver fora de casa. Além de outros problemas emocionais que podem gerar outros problemas no organismo do cão.

Para tratar adequadamente esse quadro de problema psicológico em animais domésticos o tratamento mais recomendado para ansiedade, é que os tutores compreendam que os seus animais de estimação precisam de cuidados e carinhos diários para ter uma saúde animal adequada.

Isso porque é essencial, após identificar que os seus animais domésticos estão sofrendo de ansiedade é indispensável buscar ajuda de um profissional para tratar o problema. Além disso, inserir algumas práticas na rotina do pet podem fazer uma grande diferença, como por exemplo criar o hábito de caminhadas/passeios diários, separar um tempo para exercer apenas brincadeiras, oferecer uma boa dieta e evitar colocar o animal em situações de medo ou que possam ativar uma crise de ansiedade são pontos essenciais para promover a saúde animal.

Desse modo, os donos de animais domésticos irão conseguir trabalhar com a ajuda de um profissional de pet shop em Vila Velha/ES e oferecer o que é mais importante na convivência que é tempo de qualidade ao pet, brincando ou fazendo carinho no seu melhor amigo.

Não Deixe de Consultar um Médico Veterinário no Pet Shop em Vila Velha/ES

Como vimos, mudar as atitudes presentes na rotina dos animais domésticos é fundamental para que o pet se sinta amado, porém é necessário fazer visitas regulares a um pet shop em Vila Velha/ES que realiza o atendimento veterinário.  

Em determinados casos, o tratamento dos animais domésticos necessita de medicações que só podem ser prescritas por um médico veterinário. Por isso lembre-se de sempre estar atento ao comportamento e necessidades do seu pet. Carinho e amor são essenciais para que eles tenham uma vida mais feliz e principalmente saúde.

Quer saber mais como o Pantanal, pet shop em Vila Velha/ES pode te ajudar com os problemas do seu pet? Acesse os nossos serviços e veja como nossas parceiras podem realizar o diagnóstico precoce de possíveis problemas de saúde do seu pet.

Deixe um comentário