Tosa de Cachorro | Quais Raças Precisam Tosar Regularmente

Tosa de Cachorro | Quais Raças Precisam Tosar Regularmente

Importância da Tosa de Cachorro: Saiba Tudo Sobre o Assunto

A tosa de cachorro é assunto que muitas vezes não é tratado da maneira adequada pelos seus tutores. Principalmente pelo fato de que alguns donos acham que tosa e o banho é para, simplesmente, deixar o cachorro mais bonito e confortável. 

Mas, além disso, a tosa de cachorro tem a finalidade de controlar o crescimento exagerado de pelos e garantir a saúde animal, pois algumas raças precisam de tosa regular, para manter limpas principalmente as regiões íntimas do cachorro, pois é um local apto a desenvolver bactérias e atrair moscas que podem causar sérios problemas de saúde se não forem cuidados.

Outro fator muito importante para a tosa de cachorro, é a questão da quantidade de pelos entre os dedos das patas, pois o excesso nesta região, pode facilmente fazer seu pet escorregar. Portanto, a tosa é muito importante pois além de deixar seu melhor amigo de quatro patas bonito, também estará cuidando da sua saúde, pois dependendo da raça, a tosa de cachorro também ajuda a aliviar o calor nos dias de temperatura elevada.

Mas atenção, é importante que a tosa de cachorro seja feita de maneira adequada, pois se ela ocorrer de forma errada, pode muito mais atrapalhar do que ajudar a saúde animal. 

Isso ocorre porque cada raça  possui uma característica própria, e necessita de determinados cuidados com os pelos. Se você, assim como nós do Pantanal Pet Shop, gosta de cuidar do seu amigo, continue lendo e veja como são as raças que podem ser tosadas.

Conheça Algumas Raças Que A Tosa É Importante

Como vimos, a tosa de cachorro é uma forma de conter o crescimento de pelos e também de manter o seu pet higienizado. Mas, mesmo assim, ainda existem muitos tutores que se questionam se todos os cachorros precisam ser tosados e a resposta é sim!

Existem diversos tipos de tosa, e elas variam de acordo com as tendências e os estabelecimentos de pet shop que fazem a tosa. Mas, de maneira geral, as tosas são classificadas de acordo com o instrumento utilizado, como é o caso da máquina e da tesoura.

A tosa higiênica,  de maneira geral, é recomendado fazer ao menos uma vez por mês em todos os cachorros, pois é uma maneira de garantir a saúde animal.

Já a tosa de cachorro para aquelas raças que o pelo cresce infinitamente, é essencial considerar fazer a tosa em períodos regulares, principalmente naqueles que tem pelos grandes como os  maltês, shih-tzu, lhasa apso, golden retriever, entre outros.

A tosa de cachorro tradicional retira os pelos com a máquina, e não é indicada para todos os cães, pois, algumas raças possuem pelagem dupla, que ajuda a manter a temperatura corporal do pet, por isso eles devem ser tosados com a tesoura para cortar o pelo de maneira apropriada.Entre as raças que não podem ser tosadas na máquina estão samoieda, husky siberiano e chow-chow.

Depois de entender a importância da tosa de cachorro, é necessário saber que algumas raças precisam da tosa regularmente para conter o crescimento de pelos. E entre as raças podemos classificar:

  • Maltês;
  • Yorkshire;
  • Shih Tzu;
  • Poodle;
  • Pequinês;
  • Lhasa Apso;
  • Schnauzer.

Normalmente, essas raças de cachorros que possuem uma pelagem mais longa já frequentam o pet shop de maneira constante, pois sem os devidos cuidados com a pelagem do pet, podem até mesmo surgirem problemas de pele, como a dermatite afetando a saúde animal.

Raças de cães que precisam de tosa de cachorro higiênica:

  • Chow Chow;
  • Akita;
  • Borzoi;
  • Collie;
  • Kuvasz;
  • Golden Retrivier;
  • Husky Siberiano;
  • Lulu da pomerânia.

Vale ressaltar ainda que não existem dias certos para que seja realizada a tosa de cachorro, por isso é importante que o dono escove os pelos dos cachorros em casa pelo menos 2 vezes na semana para que eles não embaracem. Além disso, é importante lembrar que o banho e a tosa não são somente estéticos, mas são fatores que garantem cada vez mais a saúde animal e o bem-estar de todos os pets.

Cuidados ao Escolher um Local para Banho e Tosa de Cachorro?

Embora pareça um procedimento relativamente simples, o banho e a tosa de cachorro é um serviço essencial para garantir a limpeza e o corte do pelo do cão. Portanto, na hora de escolher um local, verifique se durante o banho os cães são colocados sobre superfície antiderrapante, além de outros cuidados, como uso de produtos específicos para cães e cuidados com o corte de unha e se os profissionais protegem a orelha do cachorro com algodão especial que repele a água para garantir a saúde animal do pet.

Além disso, veja se as toalhas utilizadas vêm embaladas e lavadas antes de cada uso, para evitar a contaminação por doenças transmissíveis e a proliferação de fungos e bactérias através dos pelos.

O Pet Shop em Vila Velha – ES, Pantanal através de parceiros especializados, conta com serviço de Banho e Tosa de cachorro, em animais de pequeno porte que se dividem em: banho com tosa higiênica, tosa com tesouras e máquinas, além da tosa bebê e corte de unhas. 

Por isso, cuidar do pelo do seu cachorro, é cuidar da saúde animal! Independente do tipo de pelo de cachorro que seu filho de quatro patas possui, cuidar da pelagem é olhar para a sua saúde.

Realizamos o serviço de banho e tosa em Vila Velha – ES de terça a sexta das 9h às 18h, aos sábados das 9h às 16h e feriados. Consulte com antecedência a disponibilidade de horários das 9h às 14h!

Faça seu agendamento de horário para o banho e tosa do seu amigo de quatro patas com o Pet Shop em Vila Velha -ES.

Deixe um comentário