Dieta para coelhos: o que eles podem comer
Se você está se perguntando como montar uma dieta para coelhos, quanto eles devem comer (filhote, jovem ou adulto), está no lugar certo.
Fornecer ao seu coelho uma dieta balanceada nas quantidades certas é uma questão de experiência: você aprende com o tempo.
Geralmente, as quantidades de alimento variam de acordo com a idade e com o peso do coelho em questão.
Ração para coelhos, composição, alimentação animal e muitos mais, confira tudo isso no nosso artigo.
Dieta diária de um coelho
Devemos alimentar o coelho duas vezes ao dia, de manhã e à noite. A dieta diária de um coelho adulto deve consistir em:
- Muito feno;
- Vegetais frescos: vegetais com folhas verdes, outros vegetais e frutas com alto teor de fibra (opcional e em pequenas quantidades);
- Uma pequena quantidade de pelotas de qualidade.
Além disso, é importante saber do que é feita a ração para coelhos, a composição. Ou seja, ração para seus pets é na Pantanal Pet Shop.
Coelho feno alimentação para coelhos
Entre os tipos de feno mais comuns, estão o feno de capim-rabo-de-gato e o capim de pastagem. Aveia, cevada e feno de trigo também são bons.
Você deve fornecer ao seu coelho diferentes tipos de feno para que ele possa variar e obter todos os nutrientes de que necessita.
A alfafa, por outro lado, deve ser evitada em coelhos adultos, pois contém muitas proteínas, úteis para o crescimento.
Essa alta quantidade de proteínas só é recomendada para alimentar coelhos jovens ou com peso abaixo do normal.
Após 4 a 7 semanas de vida, além do leite materno, o coelho pode comer pellets e alfafa.
Lembre-se sempre: coelho come ração! Saiba mais sobre ração para coelhos no nosso site.
Alimentos frescos para coelhos
A importância de conhecer a alimentação para coelhos é enorme. Alimentos frescos para dar ao seu coelho incluem:
- Vegetais de folhas verdes (representam cerca de 75% da necessidade diária de alimentos frescos);
- Vegetais sem folhas (cerca de 15%);
- Frutas ricas em fibras (cerca de 10% – se o coelho estiver de dieta, evite completamente);
- Para coelhos jovens (7 meses – 1 ano): não mais do que 28-55 gramas por 2,5 kg de peso corporal;
- Para coelhos adultos (1 a 5 anos de idade): não mais do que 55 gramas por 2,5 kg de peso corporal;
- Quanto aos coelhos jovens, os vegetais devem ser introduzidos na dieta a partir das 12 semanas de idade, gradualmente, e em pequenas quantidades (menos de 15 gramas).
Além disso, não esqueça que a ração para coelhos de qualidade depende de um bom fornecedor.
Para coelhos adultos, por exemplo, uma dieta balanceada inclui uma tigela de vegetais para todos os kg de peso corporal.
Teste os limites do seu coelho com responsabilidade: ele pode comer de 2 a 4 tigelas de vegetais se pesar cerca de 2,5 kg.
Comprar alimentação de coelho
Alimente seu coelhinho com pelo menos três tipos diferentes de ração para coelhos vegetal todos os dias.
Isso incluindo, pelo menos, uma ração para coelhos vegetal com alto teor de vitamina A.
A Ração para coelhos, composição vegetal, rica em oxalato deve ser dada com moderação.
Para garantir uma alimentação equilibrada, usando ração para coelhos, composição vegetal, é fundamental variar e misturar os diferentes vegetais.
Se, por exemplo, você der espinafre ao seu coelho, não dê na semana seguinte; em vez disso, ofereça-lhe outros vegetais com poucos oxalatos.
É importante introduzir cuidadosamente novos vegetais na dieta do seu coelho.
Lembre-se de que o sistema digestivo desse animalzinho é muito delicado. Assim, é fundamental entender o que o coelho come de ração.
Ou seja, alguns coelhos podem inclusive ter problemas com certos vegetais, por isso, proceda com moderação.
Os coelhos podem crescer saudáveis mesmo com apenas pelotas e feno; o importante, neste caso, é que bebam bastante água.
Além disso, as quantidades de vegetais para dar ao seu coelho devem ser o dobro do tamanho da sua cabeça.
Primeiro, corte os vegetais grosseiramente, faça uma pequena pilha (sem esmagá-los) e compare-os com a cabeça do seu amiguinho.
Sabendo que o coelho come ração, você aprimorará a alimentação para coelhos.
Criação de coelhos
Muitas fazendas decidem realizar a criação de coelhos para carne.
Trata-se de uma atividade que também pode ser realizada em nível familiar, para autoconsumo, desde que seja capaz de garantir o bem-estar do animal até o momento do massacre.
Para garantir esse bem-estar, portanto, também é fundamental saber o que comem os coelhos.
A dieta correta deve ser sempre balanceada, mas, no caso de animais criados para abate, diferencia-se da dos animais de estimação.
Então, veremos como alimentar os coelhos da fazenda.
Dieta para Coelhos: Coelho come ração?
No imaginário coletivo, a melhor comida de coelho é a cenoura.
Na verdade, a cenoura é um excelente alimento para as necessidades desses roedores, mas, obviamente, não é suficiente para uma dieta balanceada.
Como qualquer mamífero, a alimentação para coelhos deve variar conforme vários elementos de modo a evitar o aparecimento de problemas de saúde e obter melhores resultados reprodutivos!
O que e quanto alimento dar aos coelhos depende das diferentes fases da vida do animal: um coelho adulto tem necessidades nutricionais diferentes de uma coelha em gestação ou lactação.
Coelhos recém-nascidos até a segunda semana de vida tomam apenas o leite materno e, só então, começam a comer ração e outros alimentos.
Fases da Vida dos Coelhos
As três fases principais da vida de um coelho de quinta são a reprodução, o crescimento e a engorda.
O nascimento é seguido pela lactação, um período muito importante para o reprodutor porque é exigente em termos de balanço energético, proteico e mineral.
De fato, a manutenção de coelhos depende de uma estratégia alimentar correta, apoiada em rações formuladas especificamente para garantir um abastecimento correto de elementos energéticos e nutricionais.
Nesta fase, recomenda-se a utilização de rações para lactação até cerca de 24 dias após o parto, que serão posteriormente substituídas por ração de desmame.
Os coelhos permanecem com as mães até os 35 dias de vida, idade em que, com o desmame, são iniciados na fase de crescimento e engorda.
A fase de crescimento começa desde o desmame e dura até cerca de 60 dias de idade. Precede o período de terminação e é um dos períodos mais exigentes para o animal jovem.
Em tal momento, o coelho atinge seu máximo de crescimento diário e necessita de alimentos devidamente formulados para garantir um aporte adequado de nutrientes e fibras digestíveis.
O objetivo do crescimento é o desenvolvimento harmonioso da estrutura corporal, o que preparará o coelho para a subsequente fase de engorda.
A fase de engorda vai dos 60 dias de idade e conclui-se o ciclo de vida do coelho de corte entre cerca de 72 e 80 dias.
Neste período, a alimentação para coelhos, ou seja, as rações utilizadas caracterizam-se por elevados aportes energéticos e integram-se em planos alimentares que visam a atingir as características típicas da carne de coelho, particularmente apreciadas pelo seu elevado valor nutricional, bom teor de proteínas e baixo teor de sódio e colesterol.
Dieta para Coelhos: Ração para Coelhos
Durante o período reprodutivo, é aconselhável administrar ração orgânica para coelhos pela manhã e feno à noite, para que cresçam mais e não apresentem atitudes agressivas.
No mercado, existem alimentos específicos para o período reprodutivo, alimentos para coelhos de reprodução e engorda.
No entanto, eles podem não ser suficientemente saudáveis. Recomendamos, portanto, o uso de ração orgânica de ciclo único para coelhos, na forma de pellets, adequadamente combinados com feno, que deve representar cerca de 80% da ração do coelho.
Na dieta ideal, o feno deve consistir em dois terços de feno de grama e um terço de feno de alfafa, devidamente misturados.
O que os coelhos comem além de ração?
Se forem criados no solo, normalmente podem alimentar-se de erva.
Para coelhos enjaulados, por outro lado, é melhor dar pequenas rações para habituá-los gradualmente.
Se você tiver espaço suficiente, pode plantar aveia, grama de rabo ou, até mesmo, um gramado de trevo e, quando for cortar, reserve a grama para os coelhos!
Também é possível dar pão seco, indicativamente alguns pedaços por dia, sobretudo para os machos durante o período reprodutivo.
É válido salientar, porém, que as quantidades devem ser limitadas porque o pão contém muitos carboidratos e poucos nutrientes.
Assim, os coelhos podem preferi-lo em detrimento de outros alimentos mais ricos em substâncias úteis.
Onde encontrar a melhor alimentação | Dieta Para Coelhos
Se você tiver uma horta junto ao feno, é possível dar ao coelho uma grande quantidade de vegetais, tais como: erva-doce, cenoura, aipo, alface, repolho, espinafre, mas também ervas aromáticas como tomilho, hortelã, erva-cidreira, camomila, sálvia, alecrim e salsa.
Apenas tenha cuidado para não dar salsa a coelhas grávidas.
Também são boas opções as frutas, como maçãs, peras, pêssegos, damascos, melancia, melão, banana e alfarroba.
Os últimos, em particular, são perfeitos, especialmente após o desmame.
Entre os vegetais, a batata e o tomate não são adequados para a alimentação para coelhos.
Portanto, não perca tempo, se quer encontrar ração para coelhos e outras coisas para o seu bichinho, navegue pela Pantanal Pet Shop.