Você está visualizando atualmente Plantas e Animais: Saiba Como Proteger os seus Bichinhos

Plantas e Animais: Saiba Como Proteger os seus Bichinhos

Casa com Plantas: Cuidados para os Cães e Gatos de Estimação

Quando você resolve ser tutor de animais de estimação, alguns cuidados são necessários, afinal, a sua casa passa a ser, também, a casa do seu pet! Por isso, a Pantanal, clínica veterinária e pet shop em Vila Velha, apresenta algumas dicas que vão te ajudar quando o assunto for escolher quais plantas e flores você pode ter em casa.


Nosso principal objetivo é mostrar que não é necessário se abster de plantas, você pode ser #paidepet ou #mãedepet sem deixar de ser o #adultodasplantas. A única coisa é que algumas das plantinhas vão precisar ficar mais inacessíveis aos cães e gatos, principalmente quando os animais de estimação ainda são filhotes e ficam curiosos com qualquer novidade. Traremos, também, as plantas que não apresentam nenhum malefício para os cães e gatos.

Inclusive, se você tem animais de estimação em casa, não deixe de ficar de olho no nosso blog e no nosso Instagram. Sempre trazemos dicas de cuidado com os cães e gatos, além de cuidados com o aquário, hamster, aves e muito mais.


Cães e Gatos: Quais Plantas Evitar


Vamos começar com as plantas que você deve evitar ter em casa ou, caso tenha ou pretenda ter, deve ficar muito atento para que os cães e gatos não tenham acesso.


Começando com a Comigo-ninguém-pode. Como o próprio nome já diz, essa planta é extremamente tóxica para cães e gatos e deve ser evitada em casas com animais de estimação. Os principais sintomas que a Comigo-ninguém-pode causar em cães e gatos é a irritação, ardor, salivação excessiva e dificuldade de engolir.


A Espada-de-São-Jorge, planta comum em muitos lares brasileiros, também é tóxica para cães e gatos. Conhecida por oferecer proteção, segundo a tradição da cultura brasileira, ela deve ser deixada longe dos animais de estimação, para você ter certeza de que ela não irá atrair a atenção do seu animalzinho.


A Bico-de-Papagaio é uma linda planta, comum na época de Natal. Porém, ela é tão tóxica para cães e gatos que o contato com a folha já pode causar sintomas nos seus animais de estimação.


Apesar de sua beleza delicada, a Copo-de-Leite também é tóxica para cães e gatos. Até para as crianças essa planta pode fazer mal. Por isso, tome cuidado, caso tenha em casa.


Achamos importante também mencionar o Lírio, já que essa planta é tóxica para cães e gatos e pode causar problemas respiratórios e neurológicos, para além dos sintomas de intoxicação. Essa é uma planta que realmente não vale a pena arriscar e ter em casa, caso você tenha cães e gatos como animais de estimação. Outra planta que também é bastante tóxica e causa esses efeitos mais perigosos, nesse caso, como convulsões e perda da coordenação motora, é a Azaleia.


Cães e Gatos: O que Fazer em Caso de Intoxicação


Ser tutor de animais de estimação, como cães e gatos, é uma tarefa muito difícil e, em caso de contaminação, você pode ficar muito inseguro sobre como proceder. O mais importante é se atentar a essas plantas e evitar tê-las em casa, principalmente se você passa muito tempo fora, deixando o animalzinho sozinho.


Inclusive, se seus cães e gatos ficam em casa muito tempo sozinhos, é importante que você ofereça atividades que irão entreter os animais de estimação, garantindo que eles não se aventurem comendo plantas ou móveis, além de ajudar no gasto de energia para garantir uma rotina mais saudável para eles.


Acessando o nosso site você poderá entrar em contato com o nosso pet shop em Vila Velha, para adquirir diversos jogos educativos para criar um ambiente enriquecido para cães e gatos. Inclusive, já falamos sobre o assunto anteriormente e você pode ler mais, em nosso blog.


Porém, caso a intoxicação aconteça e você perceba os sinais, a primeira e única atitude é levar o seu animal até a nossa clínica e pet shop em Vila Velha. Somente a análise de um profissional poderá indicar se houve mesmo a intoxicação e qual procedimento seguir. Não utilize receitas caseiras ou práticas que não sejam indicadas pelos veterinários, que são especialistas na saúde de animais de estimação.


Animais de Estimação: Informação e Tudo para o Seu Pet na Pantanal – Pet Shop em Vila Velha


Para finalizar, algumas plantinhas podem fazer bem para a saúde de cães e gatos e, por isso, se tornam melhores opções para casas com animais de estimação. Começamos relembrando as plantas que são comestíveis, inclusive, por seres humanos, como a hortelã e a camomila. Irão deixar um aroma delicioso para a sua casa e ainda são seguras para os pets. Uma flor popular que não é tóxica para cães e gatos é a orquídea. Ela não oferece nenhum prejuízo, caso seja ingerida por animais de estimação.


Quer mais dicas de como preparar a sua casa para receber os cães e gatos? Leia mais em nosso blog!