Você está visualizando atualmente Por que os Fogos de Artifício Estressam os Cães e Gatos?

Por que os Fogos de Artifício Estressam os Cães e Gatos?

Por Que os Pets São Sensíveis ao Barulho?

O fim de 2022 foi um período atípico, pois, além das comemorações de final de ano, também reuniu os momentos de euforia com a Copa do Mundo. Assim, a animação tomou conta das pessoas, com muita gritaria e, claro, com os famosos fogos de artifício. Apesar de parecerem inofensivos, os shows pirotécnicos podem ser muito danosos.

Isto é, os fogos de artifício são extremamente perigosos, pois podem causar ferimentos em quem os lança. Mas não apenas isso: eles também resultam em muito barulho, o que é prejudicial a pessoas com audição sensível e aos pets. Cães e gatos possuem uma audição sensível e muito aguçada. Quem nunca reparou que seu animalzinho sente que você está chegando à sua casa antes mesmo de abrir a porta?

Pois bem, esse fenômeno não é “sobrenatural”, tampouco uma adivinhação por parte deles. Acontece que os pets escutam muito bem, por isso, conseguem detectar os mínimos barulhos do lado de fora da residência. Para fazer uma analogia, pense como se você, ser humano, escutasse todos os sons 10 vezes mais altos do que realmente são. Incomodaria qualquer um, certo? 

Dessa forma, ao manter o cuidado com os pets no final do ano, é importante entender o seguinte: cães e gatos, assim como nós, possuem sentidos, como olfato e audição, por exemplo. Dentre tais sentidos, a audição é um dos mais aguçados. Sendo assim, quaisquer barulhos incomodam e, por conta do estresse causado, podem ser fatais.

Basta pesquisar na internet e veremos vários casos de pets que ficaram traumatizados e morreram (Sim, isso mesmo que você leu!) de estresse por conta do barulho excessivo. Nas redes sociais, inclusive, é possível encontrar muitos vídeos em que os tutores acham “engraçado” quando cães e gatos se escondem durante a queima de fogos. 

Por isso, atente-se a essas ocasiões aparentemente inofensivas, pois não podemos negligenciar o cuidado com os pets. No texto de hoje, daremos algumas dicas de como manter seus amigos cães e gatos em segurança, sem estresse por barulhos! Acompanhe este artigo da Pantanal Petshop em Vila Velha – ES!

Dicas de Cuidado com os Pets na Hora dos Fogos!

dicas-de-cuidado-com-os-pets

A primeira dica de cuidado com os pets durante a queima de fogos é criar um refúgio para o seu animalzinho, seja ele um quarto mais isolado, a área de serviço ou qualquer outro lugar onde ele se sinta confortável. Lembre-se também de não deixá-lo exposto a visitas inconvenientes, caso ele não seja muito sociável.

Isso o deixará ainda mais inquieto e poderá resultar em incidentes, como mordidas e arranhões. Um dos mais importantes princípios do cuidado com os pets é respeitar o espaço deles. Nessa época de barulho por fogos de artifício e de muita movimentação de pessoas nas casas, é fundamental que cães e gatos tenham o seu espaço.

Uma outra dica é usar feromônios para promover o bem-estar, como o Feliway Clássico para gatos e o Adaptil para cães. Esses feromônios são a reprodução dos cheiros específicos de cada espécie, que ajudam cães e gatos a ficarem tranquilos no dia a dia e, principalmente, em momentos de muita agitação.

Ainda em termos de cuidado com os pets, você pode investir em brinquedos e em enriquecimento ambiental para que os cães e gatos fiquem entretidos no momento da queima de fogos. Mesmo que isso não reduza a percepção do barulho, com certeza, auxiliará no modo como o seu pet lidará com isso.

Além do mais, cães e gatos também podem ficar mais tranquilos com música clássica e sons da natureza. Sim, isso mesmo! Música faz bem aos humanos e também pode ser uma forma de cuidado com os pets. Procure no YouTube ou em outras plataformas de áudio pelos seguintes vídeos/áudios: “relax my cat” ou “relax my dog”.

petshop-em-vila-velha-es

Esses sons para cães e gatos são específicos e, muitas vezes, em frequência sonoras baixas, mas ajudam a relaxar nossos amados animais. Trata-se, então, de uma ótima dica de cuidado com os pets. Por último, ofereça a seus cães e gatos os petiscos preferidos. 

Sabemos que os animais domésticos, assim como quaisquer outros, agem instintivamente, portanto, suas preservam hábitos voltados à reprodução, quando não castrados, claro, e à obtenção de alimentos. A comida, para eles, é uma forma de mostrar que eles não estão sob ameaça.

Nessa perspectiva, uma forma de cuidado com os pets para manter o bem-estar durante o barulho dos fogos é oferecer patês, rações e petiscos que você sabe que eles amam. Em suma, a comida desperta neles uma memória positiva, por isso, pode ser usada como um fator atenuante do estresse.

Por último, estar junto dos cães e gatos também é uma forma de cuidado com os pets. Sabemos que isso nem sempre é possível, porque muitas pessoas passam as comemorações fora de casa. Mas, caso você esteja por lá, tente acolher seu pet e ficar próximo dele. Lembre-se de que os animais domésticos, sejam eles cães e gatos, têm um apego muito grande com os tutores.

Pantanal Petshop em Vila Velha – ES: Produtos para o Bem-Estar do Seu Pet

bem-estar-do-seu-pet

Para seguir todas as dicas de cuidado com os pets, você precisará comprar alguns produtos, como brinquedos, rações e petiscos, por exemplo, num petshop em Vila Velha – ES que seja de confiança. Aqui, na Pantanal, priorizamos o bem-estar do seu companheirinho, por isso, oferecemos itens da melhor qualidade, com um mix de marcas para agradar a todos os gostos de cães e gatos. 

Você pode ir a uma de nossas lojas físicas ou conferir o nosso site para conhecer as marcas com as quais trabalhamos. Aproveite para trazer o seu pet para conhecer nosso espaço (se ele for do tipo que ama passear, claro!). Será pura diversão!

Para mais conteúdos sobre bem-estar animal, continue acompanhando este blog!