Abril laranja | Mês de prevenção contra a crueldade animal

Abril laranja | Mês de prevenção contra a crueldade animal

CAMAPANHA ABRIL LARANJA

Você sabia que o Brasil é um dos países que possui mais população de pets? A grande maioria das pessoas se mobilizam para garantir um lar com tutores que irão amar seus animais, mas existem uma porcentagem de pessoas que infelizmente acabam fazendo do melhor amigo do homem vítimas de maus tratos.

Por isso, no mês de abril é promovida a campanha mundial de combate à crueldade contra os animais e a promoção da saúde do animal.

A Campanha Abril Laranja visa ser preventiva e sua iniciativa foi desenvolvida pela Sociedade Americana para a Prevenção e Crueldade contra animais que busca conter esses crimes domésticos.

O objetivo do abril laranja é conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre essa triste realidade que acontece, e principalmente de demonstrar que todos os seres humanos possuem a responsabilidade de cuidar e proteger os animais.

 

Alerta contra a crueldade animal

Infelizmente, é muito comum que nós ficamos sabendo de casos de maus tratos em animais em nossos bairros, cidades… Muitas vezes, acabamos achando que tal ato só irá acontecer em outras localidades bem distante de nós, mas quando menos esperamos algo ocorre.

Dessa maneira o blog de hoje iremos abordar a importância de alertar e conscientizar a população sobre os maus tratos em animais e falar sobre a campanha Abril Laranja.

No Brasil, maltratar animais domésticos, silvestres, nativos ou exóticos, é crime passível de detenção e multa, de acordo com a Lei federal nº 9605/98.

Os animais merecem ser cuidados, ter atenção e respeito diariamente, mas infelizmente essa não é uma realidade existentes por todos os bichinhos.

A violência contra os animais faz parte de uma grande estatística no mundo animal, e por conta disso surgiu o mês Abril Laranja.

O Abril Laranja é uma campanha voltada totalmente para alcançar a população e os conscientizar de que independe da espécie dos animais, sejam eles domésticos, domesticados, silvestres ou exóticos, eles possuem os mesmos direitos que os seres humanos.

A campanha Abril Laranja defende algo existente que precisa ser colocado diariamente em prática, pois todos os animais tem direito de estar livre de fome, sede, dor, desconforto, lesões, injúrias, medo e estresse, e devem ter liberdade para expressar o comportamento normal da espécie, ou seja, cada bichinho tem o direito pela sua vida e saúde.

 

Como combater a crueldade exercida contra os animais?

Como já mencionado, existem aquelas pessoas que irão cuidar e outras que irão causar algum prejuízo e dano contra os animais.

Por isso, é de extrema importância que a população busque ter uma participação ativa no combate contra os maus tratos aos animais.

Para poder ajudar a combater a crueldade exercida contra os animais e consequentemente contribuir com a campanha Abril Laranja e com a saúde do animal, existem algumas dicas que você pode fazer, como denunciar os casos de maus cuidados.

Mas, também existem outras formas que irão ajudar a manter a vida dos pets protegidas:

Adote um pet: Há vários animaizinhos que se encontram nas ruas sem um lar e uma família.

Apadrinhe ou seja voluntário: Uma das formas de ajudar a proteger a vida de um animal é ser voluntário em ONGs, procure ajuda-los ou apadrinhe um animal.

Nunca abandone o seu animal: A principal dica, é nunca deixar o seu animalzinho. A grande maioria dos pets de rua foram abandonados por seus tutores.

É importante frisar que o Abril Laranja, age com a prevenção não somente de animais domesticados, ou de gatos, cachorros ou pássaros.

O Abril Laranja busca agir a favor de todos os animais, de todas as espécies.

 

Saiba como denunciar

O Abril Laranja surgiu principalmente com o objetivo de melhorar e prezar pela total segurança e saúde do animal.

Essa iniciativa tem a função de conscientizar, orientar e abordar o assunto.

Vale lembrar que os maus tratos são classificados como abandonar, ferir, manter preso permanentemente em correntes, em locais pequenos e sem higiene, não abrigar do sol, da chuva e do frio, não dar comida e água diariamente, ou seja, não prezar pela saúde do animal.

Por isso, o Abril Laranja tem a iniciativa de conscientizar os tutores e a população. Se você identificar qualquer forma de agressão ou ação que coloque em risco a vida e saúde do animal o primeiro passo é procurar por uma delegacia e fazer um Boletim de Ocorrência, ou realiza-lo de modo virtual por meio da delegacia eletrônica.

É muito importante ao realizar uma denúncia contra a agressão dos animais, levar documentos comprobatórios, como fotos, vídeos, testemunhas, ou seja, qualquer evidência que evidencie o abuso, e lembre-se de levar o mais rápido possível o pet a Pantanal Pet Shop em Vila Velha – ES para que seja feito um check-up completo no pet.

Em casos urgentes busque entrar em contato imediatamente com a polícia Militar 190 e com ONGS que são associações que atuam na causa e também podem auxiliar recebendo as denúncias.

A pantanal Pet Shop em Vila Velha – ES é totalmente contra a qualquer indicio de maus tratos aos animais, e apoia a campanha Abril Laranja pois eles são nossos verdadeiros amigos

Deixe um comentário