Benefícios de um animal de estimação no desenvolvimento infantil

Benefícios de um animal de estimação no desenvolvimento infantil

Benefícios da convivência entre crianças e pets

Quando falamos em animais de estimação, logo de cara, algumas pessoas amam, outras nem tanto. Mas uma coisa é certa: por conta das redes sociais, esses bichinhos chegaram para invadir o nosso dia a dia, seja presencialmente ou, até mesmo, virtualmente para nos encher de alegria e nos encantar com a sua lealdade.

Se você é mamãe ou papai, muitas vezes, já deve ter notado que os pequenos possuem o desejo de conviver com um gatinho ou com um cãozinho. Essa vontade ocorre, pois, desde muito cedo, as histórias que lhes são contadas envolvem animais de estimação e transmitem a sensação de aventura.

Se, em sua infância, você já teve aquele animal de estimação que foi um verdadeiro companheiro, marcou sua história e fez toda a diferença, mas, hoje em dia, não tem mais um bichinho em casa, saiba que ter um animal de estimação faz bem ao desenvolvimento infantil e, é claro, ao próprio animalzinho.

Independentemente da idade do seu filho, ter um bichinho de estimação pode trazer vários benefícios. Esses amiguinhos nos ensinam e nos divertem diariamente, além de serem ótimos companheiros e ajudarem os pequenos a desenvolverem diferentes responsabilidades.

A presença dos animais de estimação promove muitas vantagens. Segundo estudos científicos, é muito importante ter um pet em casa desde cedo para ajudar no desenvolvimento físico e emocional das crianças. Mas vale lembrar que essa escolha deve ser tomada com consciência, uma vez que o pet é uma vida da qual você cuidará até os últimos dias dele.

Por isso, nós, do Pet Shop Pantanal, separamos algumas razões para você encher sua casa de bichinhos. Confira!

Importância dos Animais de Estimação no Desenvolvimento Infantil

Ensinando responsabilidades

Um dos benefícios da convivência entre crianças e pets é a oportunidade de ensinar responsabilidades, como o hábito de alimentar e dar água aos bichinhos. Outra maneira de ensiná-los é mostrar que é preciso cuidar da saúde e do bem-estar do animal.

Melhora no desenvolvimento dos laços sociais

Outro ponto muito forte da convivência entre animais de estimação e crianças é o fortalecimento dos laços sociais e familiares. 

Isso porque, muitas vezes, quando a família se une para passear, o bichinho vai junto e ocorrem momentos de muita diversão juntos.

As crianças que têm animais de estimação também desenvolvem habilidades sociais, pois essa convivência com os pets ensina os pequenos a cuidarem do próximo e a demonstrarem carinho.

Companheirismo

Os animais de estimação na infância exercem uma função muito importante: o constante companheirismo. A companhia dos bichinhos é uma válvula de escape quando as crianças se encontram amedrontadas ou tristes. Assim, elas podem recorrer ao animalzinho para dedicar atenção e aliviar qualquer carga de estresse

Contato com animais durante a infância deixa as crianças saudáveis

Ao contrário do que muitos pensam, a convivência entre crianças e pets ajuda no combate a diversas doenças e alergias. O contato com animais de estimação pode diminuir o risco de desenvolver asma, além de ajudar no bem-estar dos pequenos.

Outro ponto importante do contato com animais durante a infância é que, quando uma criança brinca constantemente com um bichinho, ela recebe lambidas dos cães e dos gatos, o que lhes transfere bactérias que fortalecem o sistema imunológico.

Outro fator descoberto pela ciência é que a convivência com animais de estimação torna as crianças menos propensas a desenvolverem ansiedade futuramente. Esse ganho é decorrente do afeto entre eles, da paciência e do companheirismo, o que ajuda a distrair os pequenos e faz eles focarem em viver o momento presente.

Com os pets você não consegue ficar parado

As crianças que têm cachorros e gatinhos fazem mais exercícios físicos. Na verdade, ao ter animais de estimação em casa, ninguém fica parado. Os animaizinhos necessitam de carinho, interação com brincadeiras e caminhadas diárias, o que faz o dono precisar se exercitar algumas vezes durante o dia para dar a atenção necessária aos pets.

Crescer com animais de estimação é excelente para ajudar no desenvolvimento infantil, pois é uma forma de motivar a família a se movimentar. Assim, reduz-se o risco de obesidade.

RELAÇÃO ENTRE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO E CRIANÇAS

A partir de pequenas atitudes de relacionamento com os animais, as crianças conseguem ter responsabilidade, autonomia, companheirismo e afetividade. 

Outro fator imprescindível é que um bichinho consegue transmitir lições importantes para a criança e para a sua família, além de marcar momentos inesquecíveis.

Portanto, além de o animal de estimação ser o melhor amigo das crianças, ele também pode ajudar na formação e no desenvolvimento delas.

Deixe um comentário