Janeiro Branco | Como está a Saúde Mental do seu Pet?

Janeiro Branco | Como está a Saúde Mental do seu Pet?

Janeiro Branco: Saúde Mental do seu Pet Também Merece Atenção

A saúde mental tem sido um tema bastante discutido, especialmente, depois de vivenciarmos dois anos atípicos. Como nunca, vimos a importância de cuidar das emoções e da saúde mental e, por isso, a campanha janeiro branco encontra-se em evidência.

A campanha janeiro branco surgiu em 2014 e, desde então, tem o objetivo de mobilizar a sociedade para compreender a necessidade de buscar ajuda psicológica quando se encontra em um quadro no qual a saúde mental está afetada com transtorno de depressão, ansiedade ou estresse.

O janeiro branco é uma campanha carregada de simbologia, pois busca incentivar as pessoas a iniciarem o ano com um novo recomeço, com um novo estilo de vida. Propõe-se, na verdade, estimular as pessoas a pensarem em novas resoluções para o ano novo, sem tabus e preconceitos acerca da saúde mental.

Mas, saiba que, quando o assunto é saúde mental, não só os seres humanos precisam de atenção. Isso porque os tutores também devem ter cuidado redobrado quando se trata da saúde do seu pet. 

Como mencionado, o janeiro branco é o mês dedicado à conscientização da saúde mental. Algumas doenças, no entanto, como a depressão, também podem atingir os animais, a exemplo de cães e gatos.  Traumas como abandono, mudança de ambiente e chegada de um novo integrante na família são alguns exemplos que podem causar depressão e tristeza profunda nos bichinhos de estimação.

Há alguns sinais indicativos de que o pet pode estar sofrendo com problemas de saúde mental, mas vale salientar que cada animal responde de uma forma diferente. Se você perceber que o seu animal se encontra muito agitado, rejeita carinho ou está em um estado de tristeza, perda de interesse, falta de energia, oscilação do sono, perda de apetite e, principalmente, comportamento diferente, fique atento. Esses são alguns dos sinais demonstrativos que o seu pet está sofrendo com problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão. 

Por isso, é necessário estar atento à saúde mental do seu pet, pois tanto as necessidades fisiológicas quanto as emocionais são importantes para determinar o bem-estar do seu melhor amigo. 

Diante deste cenário, é preciso ficar atento aos sinais de irritação e estresse que podem levar os nossos bichinhos a desenvolver um quadro grave de doenças, por isso devemos ter todos os cuidados para preservar a saúde do seu pet..

Por isso, a Pantanal Pet Shop separou algumas dicas importantes que ajudarão os tutores a manter a saúde mental dos pets em dia:

Confira Dicas para Manter a Saúde Mental do seu Pet em Dia

Separe um tempo para estimular os sentidos do seu pet:

Os pets são motivados pela comida, portanto, realizar atividades que os desafiam para ganhar em troca petiscos é uma excelente maneira de incentivá-los e estimular os sentidos de uma forma gratificante.

Troque com frequência os brinquedos:

Seu bicho de estimação precisa gastar energia, por isso para cuidar da saúde do seu pet é preciso mantê-los ocupados, ou seja, é fundamental evitar que eles fiquem no tédio. Invista em brincadeiras com cordas, bolas pequenas e objetos em forma de osso

Outra excelente maneira de ocupá-los por longos períodos e estimular a saúde mental dos pets é utilizar brinquedos e acessórios que possam ser preenchidos com alimentos, para que eles se mantenham entretidos, além de trocar periodicamente os brinquedos para que eles se sintam estimulados.

A sua presença em casa pode ser irritante:

É muito importante para a saúde do seu pet que ele se mantenha ativo, mas, também, é preciso que o seu animal tenha um tempo para si próprio, ou seja, se o seu pet estava acostumado a passar um tempo sozinho, talvez com a migração do trabalho para home office, ele busque se isolar para passar um tempo quietinho. Quando ele começar a lamber os lábios ou bocejar, não force brincadeiras para não causar estresse ao bichinho.

Como Lidar com os Sintomas da Depressão em Animais

Assim como os humanos, os pets também devem ter uma rotina determinada para garantir a saúde mental, por isso, é muito importante que o seu animal de estimação conte com períodos de atividade física e atividade mental que envolvam brincadeiras interativas e carinho.

Ao notar qualquer mudança no comportamento do seu pet, é indispensável buscar por uma consulta com um médico veterinário no Pantanal Pet Shop. Por isso, fique atento a quaisquer desses sinais e não ignore qualquer mudança significativa no comportamento do seu animal, como:

  • – Perda de apetite;
  • – Hábitos incomuns;
  • – Comportamentos destrutivos quando são deixados sozinhos em casa;
  • – Tentativas de escapar ou de se esconder.

Fique atento e respeite o espaço do pet, qualquer alteração na rotina do seu melhor amigo precisa ser acompanhada com atenção.  

Muitos sintomas que afetam a saúde do seu pet estão relacionados a doenças mais graves, que demandam tratamentos imediatos, portanto, é fundamental que o seu bichinho de estimação esteja sempre com as vacinas e as consultas em dia.

 

 

Leia Mais :

Entenda qual a Frequência Ideal para dar Banho nos Pets

Conheça Dicas Essenciais e Cuidados com o Pet no Calor

Gato Sphynx: Saiba Tudo sobre a Raça

Deixe um comentário