Por que a Castração de Cães e Gatos é tão Importante?

Por que a Castração de Cães e Gatos é tão Importante?

Saiba a Importância da Castração para a Saúde Animal

Você sabia que a castração é um verdadeiro ato de amor aos cães e gatos? Infelizmente, ainda hoje, existem mitos sobre a importância da castração. Alguns tutores, inclusive, evitam castrar por acreditarem que o procedimento é nocivo aos pets.

Os bichinhos de estimação, normalmente, apresentam um comportamento intenso devido à sua própria natureza. Como agravante, muitos indivíduos, por falta de informação, possuem dificuldade de reconhecer que a castração é sinônimo de saúde para o animal.

De modo geral, a castração, além de garantir aos pets uma vida mais saudável, também é a única maneira eficaz para realizar o controle de animais abandonados nas ruas, bem como prevenir várias doenças que podem afetar os cães e os gatos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), somente no Brasil, há cerca de 30 milhões de pets abandonados, portanto, a castração é a solução ideal para ajudar a salvar a vida de muitos outros animais que se encontrariam em estado de abandono. Também é essencial para evitar doenças que afetam as vias uterinas das fêmeas e os órgãos genitais dos machos.

A castração é a medida mais segura para realizar o controle populacional dos animais, pois existem milhares de bichinhos desamparados pelo país, que encontram dificuldades para serem adotados. 

Além disso, a importância da castração se dá ao garantir a saúde animal, já que se evitam muitas doenças, como câncer de mama, útero, próstata, testículos e infecções na bexiga, além de melhorar o comportamento dos pets e eliminar a incidência de gravidez psicológica nas fêmeas após o término do cio.

Se você ainda não conhece bem o assunto, continue esta leitura, pois, hoje, a Pantanal Pet Shop falará sobre a importância da castração.

Benefícios da Castração de Cães e Gatos

Em relação ao bem-estar, a castração dos bichinhos ajuda a evitar diversos problemas e promove vários benefícios à saúde animal dos cães e dos gatos.

Prevenção de Doenças

A importância da castração ainda quando filhotes ocorre devido à diminuição considerável do risco  de as fêmeas desenvolverem doenças, como cistos ovarianos e infecção no útero. Já nos machos, a castração evita que ocorra a hiperplasia prostática, isto é, o aumento da próstata.

A castração também reduz várias doenças graves que podem afetar a saúde animal. Alguns pets, por exemplo, possuem doenças hereditárias, como hérnias. Assim, castrá-los evita a propagação do problema para outras gerações. Além disso, a castração previne o câncer de mama, a piometra, que afeta exclusivamente o útero das fêmeas, e tumores na próstata ou nos testículos.

Evita Gravidez Psicológica

Um dos benefícios da castração é evitar que as cadelas e gatas sofram com a gravidez psicológica. Por isso, é recomendado que o procedimento ocorra quando os pets ainda são filhotes para evitar o processo hormonal.

Evita a Procriação

A castração é um ato de amor com o seu pet e com os demais, pois evita a procriação e impede que os animais sejam abandonados. Dessa forma, é possível realizar o controle populacional de animais de rua.

Melhora o Comportamento

Além de evitar novas crias e prevenir doenças, a importância da castração se dá uma vez que o procedimento minimiza alguns comportamentos naturais dos pets, como, por exemplo, marcação de território, latidos e miados excessivos. A castração também diminui o risco de fuga e previne brigas, pois os animais se tornam menos agitados e agressivos.

Aumenta a Expectativa de Vida

Por fim, a importância da castração no animal ainda filhote  reside no fato de que se consegue aumentar a expectativa de vida dos bichinhos. Saiba, também, que enquanto o animal ainda é filhote, a recuperação da cirurgia é muito mais tranquila.

Quando Fazer a Castração do meu Pet?

Para realizar o procedimento cirúrgico de castração, é preciso que o pet passe por alguns exames pré-operatórios, como exames de sangue e eletrocardiograma, para saber se o animal está apto para a castração. Os exames e o tipo de anestesia são os mesmos para ambos os gêneros de cães e gatos.

De modo geral, os pets podem ser castrados em qualquer idade, porém, é indicado realizar o procedimento enquanto são filhotes, em torno de seis a oito meses de vida, para que o pós-operatório seja mais tranquilo.

A recomendação dos veterinários para as fêmeas é realizar a castração antes do primeiro cio. Para os machos, deve ocorrer antes do desenvolvimento sexual, para tornar o procedimento e a recuperação mais fáceis. Os pontos, por sua vez, são retirados depois de cerca de sete dias.

Agora que você viu a importância da castração e entendeu como esse procedimento é um ato de amor com o seu animal, não deixe de fazer esse bem para a saúde animal! 

Acesse o nosso site e agende agora uma consulta veterinária na Pantanal Pet Shop.

 

Leia Mais :

Ração Para Cachorro |Qual a  Ideal Para Cada Porte 

Aprenda Como Gerar Entretenimentos Para os Pets Facilmente 

Saiba como Identificar o Peso Ideal para o seu Cachorro

Deixe um comentário