Cuidados Após a Castração de Felinos

Cuidados Após a Castração de Felinos

Qual é a Importância da Castração?

A castração de felinos é um procedimento cirúrgico que vai muito além de apenas evitar a reprodução e o abandono dos bichanos. A castração traz inúmeros benefícios para à saúde dos gatos, pois a remoção dos órgãos reprodutivos tende a regular os hormônios animais, reduzindo assim a incidência de várias outras doenças, como por exemplo o câncer de mama e infecção uterina nas fêmeas e nos gatos em geral há também redução da contaminação esporotricose, que é uma doença contraída durante brigas e buscas por fêmeas no cio.

Embora a castração seja uma cirurgia simples e recomendada pelos médicos veterinários para que haja um controle populacional e redução de animais desabrigados, além da transmissão de doenças ainda hoje existe um receio dos tutores de como o bichano vai reagir.

A castração nas fêmeas realiza a remoção dos ovários, úteros e ligaduras das trompas, e nos machos, a remoção dos testículos e como qualquer outra cirurgia, pode trazer efeitos colaterais, como, sonolência, falta de apetite, enjoo e vômito, além de apatia.

Por isso, é extremamente importante garantir que a recuperação pós-castração seja feita com os devidos cuidados, pois apesar de ser uma técnica simples ela envolve anestesia, pontos, cicatrização e o uso de medicamentos.

Pensando na saúde animal, o dia mundial dos gatos que é celebrado dia 17 de fevereiro para os brasileiros, não é uma comemoração, mas sim um alerta para os tutores, valorizarem essa espécie de pet mais comum no mundo e garantir todos os cuidados para que eles tenham uma longa vida. Diante disso, o Pantanal Pet Shop separou algumas dicas de como cuidar do seu felino após cirurgia de castração para que seu bichinho tenha o melhor tratamento possível!

Dicas e Cuidados Pós-Castração de Felinos

A castração de felinos traz inúmeros benefícios para a saúde animal, por isso é recomendado que o procedimento seja feito enquanto os gatos ainda são filhotes, por volta dos 4 a 6 meses, mas lembre-se é fundamental ter a indicação do médico veterinário para que a castração precoce não comprometa o desenvolvimento do filhote. 

Para garantir que os gatos tenham uma boa recuperação após a castração, e não tenham nenhum tipo de complicação, é fundamental ter alguns cuidados. Abaixo, confira algumas dicas de como ajudar o seu bichinho pós-castração.

Deixe o gato descansar

O descanso é fundamental para os felinos após a castração. Como eles passaram por uma cirurgia é preciso que eles tenham um cantinho bem aconchegante para descansar em casa, por isso separe um lugar calmo da casa com cama, caixa de areia limpa, comedouro e bebedouro. 

Lembre-se que por mais que você queira dar carinho a ele, é o momento de deixar seu bichano descansar, pois ao forçar uma aproximação pode estressá-lo. Deixe com que ele vá se animando naturalmente, normalmente após as primeiras 24 horas seu gato já estará mais amigável.

Proteja o curativo

Após o procedimento da castração, os veterinários destacam a importância de proteger a ferida com o curativo, pois é comum que os bichanos costumam morder e lamber a região do corte em uma tentativa de aliviar o incômodo que sentem. 

O cuidado do tutor nessa fase é muito importante para que a ferida não tenha nenhum tipo de complicação.Para os machos, o recomendável é utilizar um colar elizabetano, um acessório parecido com um abajur, que evita com que seu amigo se machuque. 

Já para as fêmeas, o mais indicado é a roupa cirúrgica, que é uma espécie de coletinho que cobre todo o corpinho da gata evitando com as lambidas e outros possíveis agentes contaminadores na região da cirurgia.

Evite movimentos bruscos

Para garantir a saúde animal do seu pet, é fundamental que os tutores mantenham a calma neste período para assim evitar com que os bichanos subam e pulem de lugares altos, como por exemplo sofás, escadas e móveis da casa. Isso porque, dependendo de como está a cicatrização, um movimento brusco pode causar o rompimento dos pontos. Desse modo, é fundamental providenciar as condições ideais para garantir os cuidados essenciais pós-castração.

 Observe a recuperação

Após a castração de felinos é fundamental observar como está a recuperação do seu amigo para garantir a saúde animal.

O ideal nos primeiros dias após a castração é ficar de olho nas reações adversas que seu bichano pode ter como uma inflamação ou infecção, mas para evitar complicações, o tutor deve ficar de olho, além é claro de mudar a alimentação para garantir a saúde animal.

É preciso modificar a razão normal para felinos castrados, pois a castração tende a deixar os felinos mais quietos e com um gasto energético menor, o que facilita o ganho de peso e acaba afetando na quantidade de água consumida pelo pet no dia a dia, por isso optar por rações específicas para gatos auxilia a evitar alguns problemas que podem surgir após-castração.

Siga as recomendações do veterinário

Para garantir a saúde animal do seu bichano, é fundamental executar alguns cuidados pós-castração que o veterinário do seu bichano indicar. O especialista pode passar recomendações específicas de acordo com o perfil, idade e personalidade do seu amigo, por isso o procedimento de castração deve ser realizado apenas com a indicação de um médico veterinário. 

Acostume o felino retornar à rotina

A última recomendação de cuidados após castração de felinos é ajudá-los a se adaptar à nova rotina! Isso mesmo, de maneira geral, ao passar os dias é preciso que o tutor ajuda o seu amigo a voltar às atividades normais.

Ou seja, se seu felino é muito agitado é preciso ter um pouco de cautela ainda, porém se ele for adulto ele possui a tendência de ser um gato mais sedentário, por isso, para evitar que o seu amigo desenvolva problemas de saúde animal é recomendado estimular suas atividades com brinquedos e acessórios. 

Consulte o Veterinário  Regularmente

Para garantir que a castração do seu gato, assim como todas as consultas, vacinações e outros cuidados sejam realizados é fundamental contar o atendimento de atendimento veterinário da Pantanal Pet Shop.

Contamos com a parceria de duas profissionais: Laysa Raymundo Valadares e Mariana Corrêa Santos que realizam o atendimento veterinário buscando a saúde animal e o bem-estar do seu felino em nosso próprio pet shop em Vila Velha – ES.

Agora que você viu como os cuidados pós-castração de felinos é simples, basta apenas dar a atenção necessária ao felino para que em pouco tempo ele esteja levando sua vida como sempre! 

 

Leia Mais :

Conheça as Novas Raças de Cachorros Oficialmente Reconhecidas

Por que a Castração de Cães e Gatos é tão Importante?

Deixe um comentário