Ração para cachorro | Qual a ideal para cada porte

Ração para cachorro | Qual a ideal para cada porte

Como escolher a ração para cachorro ideal?

A ração para cachorro é um elemento fundamental para a dieta canina, pois estão relacionados com o bem-estar e a qualidade de vida do seu pet, fornecendo as vitaminas e minerais adequados para cães filhotes, cães adultos e raças pequenas.

Mas, afinal, como escolher a ração adequada?

Com a escolha correta da ração para cachorro, é possível que o seu pet absorva mais vitaminas e minerais, mantendo a saúde do animal e o nível de energia ideal para que o seu cão possa brincar e viver com bom condicionamento físico.

Além do preço, outros fatores influenciam na hora de escolher a ração para cachorro: o porte do animal, o peso, o nível de atividade física do cão, o sexo do animal e a idade do pet devem ser levados em conta na hora de escolher a alimentação ideal.

Qual a ração para cachorro ideal para cada porte?

A escolha correta da ração para cães depende dos seguintes portes de cães: porte pequeno, porte médio e porte grande. Além disso, devem ser observadas as características físicas do seu pet, como o peso e a idade, para escolher a marca de ração ideal:

Porte pequeno: Os cachorros de porte pequeno devem ter uma alimentação balanceada, com boas doses energéticas e antioxidantes que dão suporte à expectativa de vida mais alta desses cachorros.

Porte médio: procure escolher rações para cães que priorizam os nutrientes que dão mais suporte às defesas do seu animal, com probióticos e antioxidantes em sua composição.

Porte grande: Os cachorros de porte grande são os que se encontram acima dos 25 kg e por conta de obterem um desenvolvimento acelerado, demandam cuidados específicos. Por isso, é ideal procurar por rações que contenham ingredientes considerados nobres, tais como: ovos, frango, carne, etc.

Quantidade ideal de ração para cachorro em cada fase

Cães filhotes

Para dosar a quantidade certa de ração para cães filhotes, é preciso considerar suas necessidades nutricionais específicas. Por isso o alimento deve ser rico em proteínas de qualidade, que favorecem o aproveitamento nutricional. Também é recomendado que a ração seja enriquecida com antioxidantes naturais, como a vitamina E, importante no combate aos radicais livres.

Mas, atenção, mais energia não quer dizer mais alimento. A quantidade de energia da ração para cães filhotes está associada ao teor energético presente em sua formulação, por isso não deixe de escolher uma ração específica para filhotes e siga as recomendações de quantidade que estão na embalagem.

Além da formulação do alimento, ao escolher a melhor ração para cães filhotes é fundamental considerar o tamanho da partícula, que deve ser adequada ao tamanho do animal para facilitar a mastigação.

Um cachorro filhote deve comer de 3 a 4 vezes por dia, sendo que a quantidade de ração diminui gradativamente ao longo de um ano. Um cão até 80 dias com peso entre 2,2 kg e 4,3 kg, pode comer entre 77 e 128 g/dia. A partir dos 80 dias de vida e até 6 meses de idade, essa quantidade fica entre 68  e 112 g/dia. Dos 180 dias até um ano, o cão come entre 58 e 96 g/dia.

Essas quantidades referem-se a um animal de pequeno porte, para ver quais as demais quantidades recomendadas, consulte a tabela abaixo ou use a calculadora de ração.

Cães adultos

Para saber a quantidade ideal de ração para o cachorro adulto, deve-se considerar que o animal encerrou seu período de crescimento, por isso é recomendado que o teor energético seja reduzido. Assim como em cães filhotes, é importante acompanhar o peso do cachorro para determinar a quantidade de ração.

Também recomenda-se considerar o porte do cão, pois isso influencia diretamente em seu ritmo metabólico. Além do que, vale ressaltar que é normal que os tutores de primeira viagem tenham dúvidas sobre o momento certo para mudar a ração de filhotes para a de adulto. Afinal, conforme o animal cresce é necessário que a alimentação se adeque às suas novas necessidades nutricionais.

O ideal é que essa transição seja orientada pelo veterinário que acompanha seu animal de estimação, lembrando que a idade adulta começa a partir dos 12 meses de vida em cães de portes pequeno e médio.

Já os cachorros de raças grandes e gigantes, são considerados adultos após os 18 meses, sendo que alguns atingem essa meta apenas depois dessa idade.

Enfim, conhecer as etapas e ritmo de crescimento do cachorro é fundamental para não errar na hora de escolher a melhor ração e a quantidade certa.

O nosso Pet Shop em Vila Velha – ES foi criado em setembro de 1990, e é referência em ração para cães de diferentes portes, vendemos também produtos de qualidade há mais de 30 anos no mercado.

Deixe um comentário