Conheça Dicas Essenciais e Cuidados com o Pet no Calor

Conheça Dicas Essenciais e Cuidados com o Pet no Calor

Pets no Verão l Descubra quais são os Cuidados Essenciais para Protegê-los do Calor

A estação mais quente do ano já começou, e as altas temperaturas podem ultrapassar os 40 graus. E assim como nós seres humanos, os pets no verão sofrem com sérios incômodos, pois os bichinhos como os cães e os gatos não transpiram como nós. Estes animais possuem poucas glândulas sudoríparas que não são suficientes para controlar a temperatura de todo o corpo dos pets no verão.

Os cachorros no verão costumam ficar mais ofegantes, os gatos bebem mais água, as aves buscam por sombras entre outros animais que procuram várias maneiras de se refrescar e fugir dos raios solares. Nessa época é muito comum encontrar quadros de desidratação, queimaduras solares, machucados nas patas e até mesmo choque térmico. 

Os pets no verão que são idosos ou que possuem o focinho achatado como Pug, Shih Tzu e Buldogue acabam sofrendo um pouco mais, pois têm mais dificuldade para respirar, comprometendo assim a liberação de calor aumentando consideravelmente a temperatura corporal que pode ocasionar sérios problemas de saúde ao pet, como  paradas respiratórias, convulsões, desmaios entre outros fatores.

Felizmente existem muitos cuidados com o pet no calor que podem ser tomados, e como bons tutores de pet devemos ajudá-los a se proteger do calor intenso. Pensando em garantir a saúde animal, nós do Pantanal Pet Shop em Vila Velha (ES), preparamos algumas dicas importantes para cuidar do seu melhor amigo. Confira!

Descubra os Essenciais Cuidados com o Pet no Calor!

Hipertermia

Os pets no verão, assim como os seres humanos, também sentem calor. Um dos principais cuidados com o pet no calor é se atentar ao quadro de hipertermia. A hipertermia ocorre no verão devido ao calor excessivo, de modo que não conseguimos regular a temperatura do corpo dos animais, afetando assim a saúde animal pois esse processo pode se agravar e levar ao quadro de desidratação ou crise respiratória. 

Por isso, é muito importante que os pets no verão tenham à disposição água, sombra e superfícies frias, para  resfriar o corpo.  Os principais sintomas da hipertermia são:

  • Vômito;
  • Língua para fora;
  • Respiração ofegante;
  • Salivação excessiva;
  • batimentos cardíacos acelerados;
  • Cansaço, fraqueza, indisposição.

Por isso, durante os dias mais quentes é fundamental adotar os seguintes cuidados com o pet no calor

  • Mantenha água limpa e fresca sempre à disposição;
  • Mantenha o animal em local com sombra e circulação de ar constante;
  • Não estimule atividades físicas nos horários de maior calor.

Hidrate seu pet!

Um dos principais cuidados com o pet no calor é incentivar que o seu pet beba bastante água para se manter hidratado durante todo o dia. Por isso, é fundamental oferecer sempre água limpa e fresca.

Passeio em Horários Seguros

É preciso ter cuidados com o pet no calor, principalmente na hora de realizar passeios ou atividades físicas. A camada de gordura presente nas patinhas dos bichinhos serve para auxiliar a isolar a temperatura do corpo, porém elas não são intactas a altas temperaturas e quando ficam expostas ao asfalto quente o animal pode sofrer com queimaduras graves nas patas.

Portanto é fundamental ter cuidados com o pet no calor e se programar para passear com os pets no verão em horários mais frescos e de preferência em locais sombreados, que possuem grama e árvores, os cães devem ser levados para passear geralmente da parte da manhã antes das 10h e no fim da tarde depois das 17h, pois suas pata são muito sensívei.

Protetor Solar

Assim como os humanos, é fundamental ter cuidados com o pet no calor, pois eles também precisam usar protetor solar para evitar o aparecimento de doenças como o câncer de pele que é causado pela exposição ao sol.

O protetor solar deve ser específico para cães e deve ser aplicado antes do peludo sair ao sol e em partes do corpo que não têm pelo como no focinho, barriga e nas patas, esse cuidado vale tanto para passeios fora de casa, e até mesmo quando o pet se encontra no quintal.

Banho e Tosa dos Pets no Verão

Os pelos dos pets no verão são fundamentais para protegê-los do calor excessivo, e por isso é fundamental ter uma atenção especial sobre os cuidados com o pet no calor quando o assunto é banho e tosa.

Para garantir a saúde animal, na hora do banho é preciso ter cuidados com o pet no calor para que ele não sofra um choque térmico, além disso é muito importante secar a pelagem depois do banho para evitar a proliferação de pulgas e carrapatos que ficam mais propícia ao aparição em altas temperaturas.

Já a tosa precisa ser evitada, pois os pelos dos bichinhos tem uma finalidade importante que é a  regulação da temperatura corporal e proteger a pele. Por isso, uma alternativa de cuidados com o pet no calor é optar pela tosa higiênica, que é feita apenas na barriga, patas e regiões “íntimas”, para dar uma refrescada nos cães sem retirar sua proteção.

Como Garantir a Saúde Animal no Verão?

Para garantir que a saúde animal do seu melhor amigo esteja em dia, principalmente no verão e evitar possíveis doenças, é muito importante levá-los com frequência ao atendimento veterinário e ao banho e tosa.

Esses cuidados com o pet no calor são essenciais! Entre em contato conosco pela Pantanal Pet Shop e converse com os nossos profissionais para te auxiliar com os cuidados que devemos ter com os pets no verão.

Deixe um comentário