Gatinhos São Realmente Intrigantes (e Fofos!)
Os gatos são animais que foram domesticados tardiamente se comparados aos cães, isso faz com que, de certo modo, nós não tenhamos tantas informações para entender por completo o seu comportamento animal. Para se ter uma ideia, a espécie canina domesticou-se há cerca de 500 mil anos, já a espécie felina, há apenas 100 mil anos.
É certo que não podemos ver gatos como “cães mais quietos”, porque a espécie possui peculiaridades e padrões de comportamento animal semelhantes aos seus “parentes” distantes, como onças-pardas, leopardos, guepardos e, até mesmo, leões. Isso faz com que os bichanos apresentem, por exemplo, um instinto de caça bastante aguçado.
Alguns hábitos do seu comportamento animal, até hoje, são um mistério porque poucas pesquisas se debruçam sobre os felinos, uma vez que a espécie canina sempre foi mais cotada. É comum os gatos, por exemplo, serem associados a seres imprevisíveis, mas, na verdade, são animais extremamente metódicos e suas ações são bem previsíveis.
Mesmo assim, de acordo com estudos que já foram feitos, é possível dizer que os bichanos ainda estão em processo de domesticação, isto é, não perderam completamente seu instinto selvagem. Isso explica porque, nos gatos, o comportamento de caça é muito evidente.
Um outro padrão de comportamento animal comum a esses pets é o ronronar. Trata-se de um ruído emitido pela vibração das cordas vocais, também conhecido como ronrom. Ele serve para a comunicação com outros gatinhos e, ainda, com os seres humanos.
As pessoas que têm gatos acham o ronronar a coisa mais fofa e, realmente, ele é. Mas, você sabe por que os felinos ronronam? Saiba tudo sobre esse comportamento animal peculiar nesta leitura preparada pela Pantanal Pet Shop em Vila Velha.
Por Que os Gatos Ronronam?
O ronronar é um som emitido pela vibração das cordas vocais. O som produzido só se torna perceptível a curtas distâncias, uma vez que se manifesta numa faixa de frequência entre 22,4 e 30,2 hertz, isto é, numa frequência baixa. Assim como os gatos, os guepardos, os linces, a onça-parda e outros pequenos felinos também possuem esse comportamento animal intrigante, que pode ter diversos significados.
Logo que nascem, os gatos manifestam seus primeiros sons de ronrom. Neste caso, há um propósito mais primitivo para isso ocorrer: a obtenção de alimento. Por meio da vibração das cordas vocais, as mães conseguem localizá-los para prover alimentos. Mas, o que realmente ocorre durante a produção do ronronar?
O ronrom decorre da dilatação dos músculos responsáveis por contraírem a glote. Quando há essa dilatação, a parte da laringe que entremeia as cordas vocais (glote) faz o ar vibrar à medida que o gato respira. Existe, no cérebro dos felinos, um gatilho para o ronrom, que é um oscilador neural acionado, muitas vezes, quando os gatos estão felizes, mas não apenas por isso.
Quem nunca se deparou com o som tremido do ronrom ao fazer carinho em um bichano? Pois bem, já saiba de antemão que essa vocalização não ocorre apenas quando eles recebem carinho. O ronronar dos gatos pode ser motivado por outras situações. Entenda melhor!
É comum associarmos esse comportamento à satisfação do animal, ou seja, quando ele está feliz e confortável, emite esse som. No entanto, o ronronar também pode consistir numa tentativa de os gatos se tranquilizarem quando estão estressados ou com muito medo.
Estudos de comportamento animal felino, por exemplo, já constataram inclusive, que alguns bichanos ronronam quando vão ao veterinário, ou seja, quando estão em um local desconhecido e, na visão deles, inseguro. Tal constatação quebra o mito de que os gatos apenas emitem o ronrom quando estão muito felizes.
O que podemos reiterar é o seguinte: na maioria dos casos, a vibração das cordas vocais é como uma forma de se tranquilizarem, até mesmo, como dissemos anteriormente, em situações de perigo. Neste último caso, o que ocorre normalmente é que a frequência do ronronar é tão baixa que se torna quase imperceptível.
Também existem teorias que associam esse comportamento animal dos felinos ao relacionamento intraespécie, à cura e ao apaziguamento em situações de ameaça com outros gatos, como em brigas territoriais. Pode ser, então, um sinal de amistosidade ou um mecanismo para aliviar as dores.
Há, ainda, ronronares diferentes para cada situação social em que os gatos estão inseridos: quando se recebe carinho, quando se está com dor, quando se quer comida, entre outros. A verdade é que o comportamento animal é realmente intrigante e ainda temos muito o que descobrir sobre os gatos.
Ao mesmo tempo, não podemos negar: ouvir o ronronar dos gatos também faz um bem danado para nós seres humanos, principalmente, quando esse som vem acompanhado de muito carinho e aconchego com o tutor.
Cuide do Seu Gatinho com a Pantanal
Os gatos são seres intrigantes e manifestam um comportamento animal que motiva muita curiosidade. Apesar de existirem teorias sobre a causa do ronronar, é fato que ainda temos muito o que descobrir sobre esse som emitido pelos felinos.
Ao mesmo tempo em que ocorre por felicidade e satisfação, o ronrom também pode decorrer de medo e estresse. Quem tem gatos, então, precisa saber analisar esses sinais. Caso seu pet esteja estressado ou com medo, tente levá-lo a um comportamentalista felino para identificar as causas.
Utilizar alguns produtos naturais, como o catnip, também ajudará o seu pequeno felino a aliviar a tensão, assim, ele não ronronará de estresse. Além disso, temos as melhores marcas de ração, areia para gatos, brinquedos, arranhadores e muito mais!
Esses produtos de saúde e bem-estar para os gatos, você encontra na Pantanal Pet Shop em Vila Velha, entre em contato conosco!