Carrapatos | Como evitar no seu pet

Carrapatos | Como evitar no seu pet

O que são carrapatos? 

Os carrapatos, infelizmente, estão presentes na vida dos pets trazendo incômodos, coceiras e até mesmo, doenças mais graves. Por isso, a melhor maneira de manter seu bichinho de estimação a salvo é preveni-lo. 

Pensando em te ajudar a manter a saúde do seu pet, hoje falaremos um pouco mais sobre estes parasitas desagradáveis e te daremos dicas de como prevenir e tratar carrapatos. O carrapato é um parasita pequeno que se alimenta de sangue e pode transmitir doenças sérias para o hospedeiro, no caso, seu animal de estimação.

Existem diversos tipos de carrapatos no Brasil e nenhum deles é uma companhia agradável para o seu pet. As fêmeas deste parasita depositam ovos na pele do hospedeiro e se reproduzem facilmente. 

Cães e gatos podem sofrer muito quando acatados por carrapatos e mesmo os animais que não tem contato direto com a rua podem ser atingidos por este mal. 

Além de proporcionar coceira, incômodos, inchaço e vermelhidão na pele dos animais em que se hospedam, os carrapatos podem transmitir doenças graves e, em casos mais graves, levar à morte do animal. Sendo assim, a melhor maneira de evitar que seu bichinho sofra é: prevenir e tratar carrapatos e se atentar à saúde do animal.

Quais doenças são transmitidas pelos carrapatos? 

Os carrapatos, por si só, já atrapalham a vida dos pets, mas as coisas podem piorar caso seu animal de estimação contraia alguma doença derivada destes parasitas. Conheça algumas delas:

– Borreliose: transmitida pela bactéria de Borrelia, esta doença gera irritação na pele do animal, deixando-a marcada como um alvo e traz sintomas semelhantes aos de uma gripe. 

– Erliquiose: através das picadas dos carrapatos seu cão ou gato pode contrair esta doença infecciosa. 

Ela é causada pela bactéria Ehrlichia ssp, é uma doença grave que causa vômitos, febre, perda de apetite e de peso também. 

– Hepatozoonose: quando você aprende a prevenir e tratar carrapatos, impede que seu pet sofra de doenças como esta. 

Transmitida por um protozoário, esta doença pode trazer sintomas como: perda de peso, febre, debilidade e fraqueza nos membros traseiros.

– Babesiose: também causada por um protozoário que chega até seu pet através de um carrapato infectado, esta doença pode causar febre e anemia nos animais.

Isso porque esta enfermidade atinge os glóbulos vermelhos e se espalha com facilidade. Se você é um tutor atento ao comportamento do seu animal, não será difícil descobrir caso ele esteja com carrapatos. Com alguma observação, será fácil encontrar o parasita sobre os pelos do bichinho. Entenda a seguir, como prevenir e tratar os carrapatos de maneira eficaz. 

Como prevenir e tratar os carrapatos no seu pet? 

Como dito anteriormente, até mesmo animais que não têm contato com a rua podem ter carrapatosIsso acontece porque estes parasitas podem estar em diversos ambientes, desde a grama do seu quintal até no tapete da sua casa. Como surgem através de ovos depositados pelas fêmeas em diversos ambientes, é possível que se pet tenha contato com eles, mesmo dentro de um ambiente considerado seguro. 

Por isso, eliminar estes ovos é um dos melhores jeitos de prevenir este mal. É preciso lembrar que, muitas vezes os produtos de limpeza convencionais, não são suficientes para eliminar a presença dos parasitas. No mercado atual já existem diversos produtos específicos para esta finalidade e no Pantanal Pet Shop você pode encontrá-los facilmente.

 Muitas vezes, os donos não entendem como seus pets podem ter carrapatos com certa frequência se o tratamento foi realizado de maneira correta. E a explicação pode estar no ambiente. Não adianta medicar seu animal e não eliminar os ovos, larvas ou os carrapatos propriamente ditos, do local.

Após ter certeza de que o ambiente em que seu cão ou gato vive está livre dos parasitas, é preciso se atentar aos passeios e aos outros animais com os quais eles têm contato. Muitas vezes, um simples passeio na praça ou no parque, é suficiente para que os carrapatos se instalem no corpo do animal. 

Visitas às chácaras, sítios e fazendas também podem ser fatores de risco. Além disso, quando seu pet brinca ou convive com os animais, os carrapatos podem vir daí. Sendo assim, conheça os amiguinhos dos seus animais. 

Prevenir e tratar carrapatos pode ser uma medida que evitará dores de cabeça futuras. Todo cuidado é pouco, não é? Se mesmo após tomar todos estes cuidados citados acima, seu pet ainda contraiu carrapatos, o problema pode estar em você. Calma, não se assuste.

Pode ser que você tenha saído de casa para passar o final de semana em uma casa de praia, na serra ou no sítio e tenha voltado com larvas, ovos ou até mesmo carrapatos nas roupas, por exemplo.

Por isso, fique atento a estas situações também. Por último, mas não menos importante, verifique o corpo do seu pet frequentemente. Umas das melhores maneiras de prevenir e tratar carrapatos é observando seu bichinho.

 Caso note, bolinhas escuras parecidas com verrugas no corpo do animal, verifique, pois podem ser carrapatosCoceiras e irritações constantes também fazem parte dos sintomas. Não é recomendado que você tente retirar os carrapatos sozinho, em casa. 

Procure uma clínica veterinária, afinal você pode acabar machucando seu bichinho ou arrancando o carrapato de maneira inadequada. Além disso, muitas vezes é preciso tratar a pele do animal com remédios e caso o veterinário indique meios de prevenir e tratar carrapatos, no Pantanal Pet Shop você encontrará tudo o que precisa para que seu cachorro ou gato fique bem o mais rápido possível. E não se esqueça, pode ser que os carrapatos tenham transmitido alguma das doenças das quais falamos anteriormente para seu pet. 

Desta forma, somente uma consulta com especialista pode trazer as respostas e os tratamentos mais adequados. Agora, se você quer encontrar atendimento veterinário e os medicamentos certos para tratar e prevenir carrapatos ou doenças derivadas deles, o Pantanal Pet Shop é o lugar certo para você.

Aqui você encontrará atendimento personalizado, experiência e diversidade de produtos em um só lugar e o melhor, tudo isso numa localização privilegiada. Caso precise de atendimento veterinário, adquirir produtos para seu pet ou serviços de banho e tosa, visite o site do Pantanal Pet Shop https://pantanalpet.com.br/ ou agende uma visita através do WhatsApp (27) 99827-1354. 

Deixe um comentário