Dicas para manter o aquário sempre limpo

Dicas para manter o aquário sempre limpo

Por que é importante manter o aquário limpo? 

Quem tem um aquário adora ver seus peixes e a paisagem montada no ambiente de forma clara e transparente. Para isso, o melhor é manter o aquário limpo, mas além da aparência, este passo é importante para a saúde os animais que ali vivem. 

Para te ajudar a manter seu aquário limpo, preparamos algumas dicas para te ensinar como limpar aquárioO aquário é um ecossistema criado artificialmente para que os peixes vivam de maneira mais parecida com o natural. 

Na natureza existem meios para que este ambiente seja propício para que vivam de forma saudável, mas quando vivem em aquários, é papel dos donos manter o aquário limpo.  Quando falamos sobre o aquário ser um ecossistema, queremos dizer que naquele ambiente existe interação entre os elementos ali colocados, mas acima disso, reações químicas e físicas também ocorrem por lá. 

Muitas vezes, os peixes acabam morrendo por conta de algum desequilíbrio na atmosfera local. 

O aquário limpo é um dos primeiros passos para que estes animais aquáticos vivam bem, por isso, é importante que o aquarista saiba como limpar o aquário da forma certa. Alguns aspectos podem ou não contribuir para a limpeza e manutenção do ecossistema criado no aquário. 

A espécie dos peixes, os equipamentos e materiais utilizados para tratar da água etc. Os níveis do Ph da água e do seu nível de oxigênio estão diretamente ligados à saúde dos peixes e também a limpeza do ambiente. 

Os restos de alimentos dados aos animais são exemplos fáceis de citar quando falamos destes dois pontos e de manter o aquário limpo. Ao dizermos que, aprender como limpar aquário é uma tarefa que auxilia na saúde dos peixes, é disso que estamos falando. 

Os restos de alimentos na água, assim como as fezes, em algum momento começaram a se decompor e com isso, soltar amônia, o que é tóxico para os peixes. Deste modo, química e física estão presentes de forma implícita ou não, no dia a dia do aquarista. 

A qualidade da água é fundamental para a vida no aquário, os peixes retiram o oxigênio dela para respirar, a usam para regular sua temperatura corporal e também, seu metabolismo. Sendo assim, um aquário limpo é sinônimo de peixes saudáveis. 

Como limpar o aquário?

É preciso saber que, cada modelo e tamanho de aquário exige um tipo de atenção na hora da manutenção e limpeza. Se você ainda está pensando em qual aquário escolher, o que melhor se adeque a sua rotina ou algo assim, no Pantanal Pet Shop, você pode tirar suas dúvidas e encontrar o aquário perfeito para você. 

Outro fato imprescindível a respeito da importância de manter o aquário limpo, está ligada a água e seu Ph, cada tipo de peixe se mantem mais saudável em um tipo de Ph. Sua escala de medição vai do 1 ao 14 e ele se divide em ácido, neutro e alcalino, do 1 ao 6, ácido, até o 7 neutro e do 7 em diante, alcalino. 

Os peixes de água doce, são exemplos de peixes que preferem um Ph entre 7 e 7,8. Quando for escolher seus peixes, pergunte ao especialista qual é o melhor Ph para que ele vida de maneira saudável e adequada. Não é possível saber qual o nível de Ph da água apenas olhando, por isso, existem materiais específicos para isso e no Pantanal Pet Shop, você encontra tudo o que precisa. 

Os métodos para aprender como limpar aquário variam de acordo com o tamanho do recipiente e a quantidade de peixes que nele vivem. Geralmente, os aquários menores são mais fáceis de manusear e fazer a manutenção adequada. Para aquários grandes, é indicado o uso de mangueira e sifão para que a troca da água e a remoção das impurezas seja feita de forma mais prática. 

Sobre a água, o item mais essencial para a vida dos peixes, é importante que seja filtrada antes de ser depositada no aquário. Além disso, a quantidade de água retirada na hora da limpeza, deve ser devolvida na mesma medida ao finalizar o processo. 

Durante a limpeza e para manter o aquário limpo por mais tempo, atente-se ao fundo do recipiente. Não deixe escapar nenhum resíduo de comida, fezes ou algas, além de ajudar a manter o aquário limpo, estes passos, ainda preservarão o oxigênio da água. 

Os enfeites do aquário são bonitos de deixam o local agradável de se ver, porém são acumuladores de sujidades. Por isso, quando for limpar o aquário retire estes objetos e os lave de forma detalhada em água corrente. 

Nunca se esqueça do vidro do seu aquário, ele também pode acumular sujeiras e sua limpeza deve ser feita com produtos específicos para isso. Assim, você não prejudica os peixes com substâncias químicas inadequadas. Os profissionais do Pantanal Pet Shop sabem quais os melhores produtos para esta limpeza. 

Para manter o aquário limpo, também é preciso evitar alguns hábitos. Não dê comida em grandes quantidades aos peixes, muitas vezes, eles não comerão toda a ração em demasia colocada e isso fará com que se acumule na água. Assim, gerando resíduos desnecessários. 

Não utilize produtos de limpeza comuns na hora de lavar o aquário, eles não foram feitos para isso e alguns elementos contidos neles, podem prejudicar a saúde dos bichinhos. E por fim, não são todos os modelos de aquário que precisam ser desmontados. Para os modelos maiores esta prática não é recomendada. Por isso, a orientação de profissionais especializados é imprescindível. 

Aprender como limpar aquário pode parecer complexo, mas não é assim tão difícil. Com os materiais corretos, você vai tirar de letra essa tarefa. Além disso, não é algo que se faz diariamente. Recomenda-se que este passo a passo seja feito a cada duas semanas, mas isso vai depender do seu tipo de aquário, modelo etc. Por isso, siga as recomendações do veterinário. 

Para saber mais sobre como limpar aquários, manter a saúde dos peixes ou adquirir matérias para a manutenção correta, conheça o Pantanal Pet Shop

Além de oferecer medicamentos, materiais especializados, rações e outros objetos, também prestamos atendimento veterinário. 

Para conhecer nosso trabalho e agendar uma visita, entre no site https://pantanalpet.com.br/

Deixe um comentário