Ração Para Aves | Entenda a diferença entre farinhada e extrusada

Ração Para Aves | Entenda a diferença entre farinhada e extrusada

ENTENDA SOBRE OS DIFERENTES TIPOS DE RAÇÃO PARA AVES

As aves são animais que possuem um variado cardápio, pois, na natureza, elas se alimentam de néctares, insetos, frutas e diversos grãos que variam de acordo com a sua espécie. Quando o assunto é a alimentação das aves granívoras, ou seja, aquelas que consomem grãos, algumas pessoas pensam que apenas misturar várias sementes num mix sem qualquer critério é o suficiente. Mas tal prática é inadequada, já que cada porte de ave requer o consumo de uma certa quantidade de nutrientes.

Por isso, é fundamental que o tutor e criador dos pássaros procure adquirir rações adequadas para cada tipo de espécie, de modo leve em consideração: hábitos alimentares, necessidades nutricionais e seleção de alimentos. É imprescindível realizar essa seleção de grãos para que as aves consigam ter bem-estar e qualidade de vida.

A composição básica da ração para aves também é um fator que deve ser observado, uma vez que algumas possuem um determinado grupo de sementes que podem ser consumidas, como alpiste e milho, enquanto outras têm painço, níger e aveia. De maneira geral, existem diferenças entre as rações de aves, que podem ser subdivididas há quatro tipos: ração extrusada, sementes, papa e ração farinhada.

Por isso, torna-se essencial que os fabricantes de alimentos e rações para aves selecionem as sementes compatíveis com os hábitos e as necessidades nutricionais de cada espécie. Continue a leitura e saiba mais!

O QUE É RAÇÃO FARINHADA E RAÇÃO EXTRUSADA?

Você sabia que existem diferenças entre as rações de aves? Conhece os tipos de ração existentes no mercado? Sabe diferenciar o que é ração farinhada e extrusada? Não? O pet shop Pantanal separou algumas informações para você entender um pouco melhor sobre esses dois tipos de ração para as aves.

Ração extrusada

A ração extrusada é o alimento mais conhecido pelos donos das aves por ser considerado um alimento muito prático. Ela é feita com milho, aveia, linhaça, ovo, mel, bem como outros ingredientes, e recebe tal nome porque passa por uma máquina denominada extrusora, que seleciona os melhores grãos. Na extrusora, ocorrem vários processos de cozimento, secagem, mistura e texturização da ração.

A principal vantagem da ração extrusada é que, em cada grão, há a mesma quantidade de nutrientes. Assim, o alimento como um todo possui a mesma proporção. Além disso, a ração extrusada aumenta a expectativa de vida do animal, pois reduz os riscos de desenvolver obesidade ou qualquer outra doença.

Outros benefícios da ração extrusada referem-se ao fato de que ela possibilita uma melhor absorção dos nutrientes. Dessa forma, a ave obtém mais eficiência em seu aparelho digestório, o que aprimora o seu desempenho energético, pela conversão alimentar. Ou seja, a ração extrusada fornece uma grande eficiência de energia para que a ave se desenvolva, cresça e se reproduza, cante, bote ovos, realize a mudança de penas e etc, por isso, trata-se de um alimento completo e balanceado.

Ração Farinhada

Já a ração farinhada representa um alimento reforçado com nutrientes mais calóricos, que servem para complementar a dieta das aves. Sua formulação varia de acordo com a necessidade de cada espécie e/ou grupo de aves.

Ela é muito utilizada como um complemento nutricional da alimentação, a fim de melhorar o desenvolvimento e a saúde do animal.

Na composição da ração farinhada, podemos encontrar milho integral floculado, trigo integral, aveia integral, proteína texturizada de soja, ovo integral desidratado, mel, óleo de coco, semente de linhaça integral, níger, perila, premix vitamínico e mineral quelatado, entre outros elementos.

Por isso, a ração farinhada é um tipo de ração para aves em Vila Velha – ES, indicada para quase todos os tipos de espécies, tais como: Calopsita, Papagaio, Arara, Periquito, Trinca-Ferro, Sabiá, Curió, Bicudo, Azulão e Coleiro.

A ração farinhada é muito utilizada em épocas de troca de pena, reprodução e, claro, para garantir a saúde do animal. Nesse alimento, encontramos alguns minerais, vitaminas e ácidos graxos, a exemplo da Vitamina E, Selênio e Ômega, compostos necessários nos períodos mais críticos da vida do animal.

Venda de Ração para Aves em Vila Velha – ES 

Agora que conhece a ração farinhada e a ração extrusada para aves, é preciso, antes de qualquer decisão sobre qual alimentação oferecer aos bichinhos, levá-los a um médico veterinário para realizar um atendimento e saber todas as orientações importantes para que a sua ave cresça e se desenvolva da melhor forma possível!

Por isso, faça o seu orçamento no Pet Shop Pantanal, em Vila Velha – ES. Nós trabalhamos com diversas marcas de rações para aves e oferecemos atendimento veterinário. Entre em contato para informações sobre valores e entregas!

Deixe um comentário