Escovar os Dentes do Seu Pet | Você Tem Esse Hábito?

Escovar os Dentes do Seu Pet | Você Tem Esse Hábito?

Escovar os Dentes do Seu Pet? Saiba a Importância de Incluir Esse Hábito na Rotina do seu Animal

Muitos tutores têm dúvidas de quando e como escovar os dentes do seu pet. Esse hábito pode ser muito mais simples do que você imagina e pode oferecer muitos benefícios para a saúde animal do seu melhor amigo, afinal manter a saúde em dia é fundamental para evitar sofrer com transtornos futuros.

Não escovar os dentes do seu pet favorece o acúmulo de placas bacterianas, cálculo dentário que é mais conhecido por tártaro que é uma consequência de acúmulo de restos de alimentos, que pode levar à doença periodontal e a outras complicações mais sérias como o óbito do seu bichinho de estimação.

Por isso, saber quando e como escovar os dentes do seu pet é muito importante pois evita com que ele sofra com condições que podem evoluir para inflamações, infecções e até mesmo perda dentária.  Isso porque ao mastigar, os dentes do cachorro e do gato se movimentam na região infeccionada, aumentando o risco de contato das bactérias com os vasos sanguíneos aumentando as chances de contaminação com outras partes do corpo, como pulmões, coração e rins, por exemplo.

Para evitar que isso aconteça, o ideal é manter a saúde animal em dia e escovar os dentes do seu pet diariamente, ou, no mínimo, três vezes por semana. 

Quer saber mais sobre os problemas bucais que podem afetar a saúde do seu animal? E o passo a passo de como higienizar e escovar os dentes do seu pet? Continue a leitura, que o Pantanal Pet Shop em Vila Velha ES separou dicas sobre a melhor forma de cuidar da saúde animal do seu cão. Confira!

Falta de Escovar os Dentes do seu Pet | Conheça os Principais Problemas Bucais em Cães e Gatos

Como qualquer ser vivo, os animais de estimação também devem ter cuidados diários e por isso escovar os dentes do seu pet é essencial para garantir bem-estar e qualidade de vida.

Pois, entre as doenças bucais que mais afetam a saúde animal do seu bichinho de estimação, é a periodontite, gengivite, retração gengival e acúmulo de cálculo dentário, tornando os dentes fracos, moles e levando a perda dentária. E os sintomas mais comuns vão desde o mau hálito, sangramento, dor até a dificuldade de se alimentar.

Afinal, a saúde animal começa pela boca, e a falta de escovação dos dentes dos animais pode acarretar doenças como:

Dentárias: Periodontite trata-se de infecção ao redor dos dentes, e ela ocorre devido ao crescimento bacteriano excessivo onde o animal começa a ter acúmulo de cálculo dentário, retração gengival, exposição de raiz e perda dentária. 

A doença periodontal possui diferentes níveis, e se não for tratada adequadamente pode evoluir para gengivite grave, reabsorção do osso alveolar e perda de dentes. Além de que o acúmulo de bactérias pode cair na corrente sanguínea e levar a alterações sistêmicas.

Além disso, as doenças dentárias em animais podem ocasionar odor forte, conhecido como “bafo” ou mau hálito que é um forte indício de que a saúde animal do seu amigo de quatro patas não vai bem. Por isso, as visitas frequentes ao veterinário juntamente com o hábito de escovar os dentes do seu pet são fortes aliados para ajudar a reduzir o número de bactérias.

Cardíacas: Como mencionado, se o problema bucal não for tratado adequadamente, ele pode causar sérias infecções em outros órgãos. A doença cardíaca que pode afetar os pets devido a falta de higienização bucal é causada pela endocardite bacteriana, onde o animal pode apresentar sopro cardíaco, tosses e engasgos;

Renais: A nefrite é um problema renal que leva o animal a ter dor, alteração em urina e, muitas vezes, pode fazer o bichinho sofrer com insuficiência renal;

Essas inflamações causadas pela falta do hábito de escovar os dentes do seu pet, geralmente é silencioso e prejudicial aos animais ao longo dos anos. Portanto, as doenças bucais são feitas procurando um médico veterinário que você encontra no pet shop em Vila Velha ES. O profissional é o mais indicado para ensinar o tutor a fazer a escovação corretamente, indicando a profilaxia dentária a cada 6 ou 12 meses de acordo com o quadro do seu animal.

Confira  Passo a Passo de Como Escovar os Dentes do seu Pet

Como vimos até aqui, a saúde animal é muito importante para garantir bem-estar e qualidade de vida do seu bichinho, por isso é preciso saber quais são os materiais utilizados para realizar uma boa higienização em casa e o passo a passo desse método de carinho.

Pasta de dente para pet

Em hipótese alguma utilize um creme dental para humanos para escovar os dentes do seu pet. Diferente dos seres humanos, os animais podem ingerir o produto e o flúor pode causar irritações e até intoxicações no bichinho.

Por isso, o mais indicado é optar por pastas dentais veterinárias, que não possuem flúor, que não produzem espuma e que não possuem sabor adstringente.

Escova de dente para pet

É fundamental que o tutor se atente para a espessura e maleabilidade das cerdas da escova de dente do pet, as cerdas precisam ser macias ou do tipo dedeira para não machucar a arcada dentária do pet. Esse tipo de acessório é facilmente encontrado em casas de pet shop em Vila Velha ES.

Passo 1: Para começar escovar os dentes do seu pet, é fundamental aproveitar os momentos no qual ele encontra-se relaxado, seja após o passeio ou o banho, para começar a massagear os dentes com bastante paciência;

Passo 2: O segundo passo é acariciar a cabeça do pet, o exterior da boca e, por fim, o seu interior, ou seja, ir realizando os movimentos com calma e por etapas para não machucar ou assustar o seu pet. Opte por oferecer um petisco para ajudar o seu cachorro a associar aquele momento a algo positivo;

Passo 3: Massageie as gengivas com o seu próprio dedo, depois com uma gaze e, só então, introduza a pasta de dente e a escova;

Passo 4: Inicie com movimentos circulares e, em seguida, direcione o movimento da gengiva para as pontas dos dentes;

Passo 5: O passo cinco é fundamental para o sucesso desse hábito. Lembre-se de parabenizar ou recompensar o seu animal após escovar os dentes do seu pet, seja com carinho, frases positivas, petiscos ou brincadeiras que ele goste, isso irá ajudar ele a associar o momento da escovação com algo positivo.

Agora que você viu a importância de escovar os dentes do seu pet e sabe como incluir esse hábito na rotina deles, conheça o Pantanal Pet Shop em Vila Velha ES e garanta aos seus doguinhos produtos de higiene e beleza  que irão cuidar da saúde animal do seu amigo de quatro patas.

Deixe um comentário