Saiba como Identificar o Peso Ideal para o seu Cachorro

Saiba como Identificar o Peso Ideal para o seu Cachorro

Qual o Peso Ideal para meu cachorro?

Um fator que preocupa os tutores de cães é a saúde do seu pet e saber como manter o peso ideal para que ele seja saudável e tenha uma longa vida. É muito importante que os donos saibam que para cada raça, porte, idade, forma de alimentação, alergias, sexo e atividades práticadas dentre tantos outros fatores existe uma média de peso ideal para o seu melhor amigo.

Para saber se seu animal está abaixo do peso ou está com sobrepeso é necessário buscar pelo pantanal pet shop para realizar um atendimento veterinário de confiança, pois somente o profissional saberá avaliar precisamente as condições do seu cachorro e identificar algumas características que irá demonstrar como está a saúde do seu pet.

Manter o peso ideal de um cão é importante, pois apesar do inegável charme de um cachorro gordinho, o excesso de peso entre os caninos está associado a uma série de doenças como diabetes, problemas de sobrecarga na coluna, problemas cardíacos que interferem diretamente no bem estar e qualidade de vida do cachorro. 

Mas os cães abaixo do peso também podem desenvolver doenças como anemia, desnutrição entre outros que podem identificar que o animal está se alimentando inadequadamente ou que existe algum tipo de complicação, como o estresse. Por isso é tão importante saber o peso ideal para garantir uma vida melhor para o seu amiguinho.

Porém, como os tutores podem saber se o seu cão está acima ou abaixo do peso ideal? Continue a leitura que nós do Pantanal Pet Shop iremos te contar tudo sobre esses animais de estimação.

Como identificar se o seu Cão está Abaixo ou Acima do Peso Ideal?

Como já sabemos, para garantir a saúde do seu pet é preciso que os tutores estejam sempre atentos às curvas do corpo do animal, e ficar de olho regularmente na balança para assim conseguir evitar o surgimento de doenças que podem estar associadas tanto ao baixo ou ao sobrepeso.

Por isso, nas consultas em um veterinário existe um método semelhante ao IMC que visa calcular o comprimento da nuca até toda a extensão da coluna, até a ponta da pata traseiro do cão para avaliar se o peso do doguinho está adequado que é o IMCC (índice de massa corporal canino) ou ECC (escore de condição corporal). 

O ECC é um método que busca identificar o peso ideal do cão a partir da avaliação das características corporais do animal, ou seja, o veterinário busca apalpar a gordura e classificar em uma escala de 1 a 9 para demonstrar o baixo ou o sobrepeso do bichinho de estimação.

  • Para constatar o baixo peso em diferentes graus, o cachorro apresenta uma escala de 1 a 3 e tanto as vértebras, quanto as costelas e os ossos do quadril do cachorro são visíveis;
  • Para detectar o peso ideal para o cão a escala é de 4 a 6,  e as costelas do animal são pouco ou nada visíveis, mas podem ser facilmente sentidas na palpação;
  • Por fim, para verificar o sobrepeso do animal a escala apresentada é de 7 a 9, onde as costelas são pouco visíveis e é difícil de senti-las na palpação, devido ao excesso de gordura.

Com base nestas informações, é possível compreender em qual classificação o seu cachorro se adequa, mas lembre-se que somente o veterinário conseguirá dizer de fato o peso ideal do seu pet. Portanto, o próximo passo é procurar um Médico Veterinário, no Pantanal Pet Shop que fará uma análise correta sobre o caso.

Como Manter meu Cão em seu Peso Ideal?

Para manter seu cão no peso ideal, é preciso seguir uma alimentação balanceada  em conjunto com a execução de exercícios físicos.

Melhorando a alimentação

Para melhorar a saúde do seu pet é preciso atestar a desnutrição, e seguir à risca a dieta que o veterinário indicar, ou seja, é necessário melhorar a alimentação do seu cachorro levando em consideração: peso ideal do pet, calorias diárias que devem ser ingeridas e a quantidade diária de alimentos. 

Outro ponto que muitos tutores desconhecem e garante a saúde do seu pet é que quando a dieta não está surtindo efeito é possível fazer o uso de suplementos para complementar a alimentação e auxiliar o seu pet a engordar, mas esses complexos vitamínicos só podem ser oferecidos ao seu melhor amigo após uma consulta ao médico veterinário.

Mantenha o seu meu pet em forma

Como mencionado, é preciso conciliar uma alimentação canina adequada junto com a execução de exercícios físicos para deixar o seu pet em forma. Portanto, para manter o seu animal de estimação no peso ideal é fundamental ter uma rotina de atividades para que ele tenha uma vida saudável.

Brinque, ande, caminhe ou até mesmo corra com o seu peludo de quatro patas, oferecendo uma vida mais saudável será muito benéfico pois manterá a saúde do seu pet e deixará ele mais próximo do seu dono. 

Quanto à alimentação canina, a Pantanal Pet Shop possui uma linha de produtos de ração seca e úmida para cães para  oferecer ao seu animal produtos balanceados, com todos os ingredientes que ele precisa para se manter ativo.

Entre em contato conosco e faça um orçamento para identificar qual é a alimentação protéica e energética mais adequada para o seu amigo de quatro e saiba mais sobre atendimento e produtos de qualidade como acessórios para brincar com o seu pet que você encontrará no Pantanal Pet Shop em Vila Velha – ES.

Deixe um comentário