Seu cachorro não aprende a fazer xixi no lugar certo? Anote estas dicas!

Seu cachorro não aprende a fazer xixi no lugar certo? Anote estas dicas!

Como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo?

Ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo é um verdadeiro desafio, não é mesmo? Diferente dos gatos, que só fazem necessidades em sua caixinha de areia, os cães acabam fazendo em lugares não muito propícios.

Não é nada legal sempre encontrar poças de xixi pela casa, sem contar o mau cheiro. Mas se você acha que essa é uma tarefa muito complicada, não se preocupe. A gente tem dicas de como ensinar o cachorro a fazer as necessidades que vão fazer o seu bichinho aprender de uma vez por todas.

Basicamente, eles precisam de um treinamento correto. E engana-se quem pensa que isso só funciona enquanto o cãozinho é filhote. Claro que, quanto mais novo, mais fácil de adestrar o comportamento, mas os cachorros adultos e até idosos podem aprender sim a fazer as necessidades no local destinado por você.

Agora vamos ver como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo para você parar de ter dores de cabeça com isso!

 

Dicas de como ensinar o cachorro a fazer as necessidades

Seja um filhote ou até mesmo cães adultos e idosos, é totalmente possível ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo.

Defina onde o banheiro do pet ficará

É preciso escolher um lugar da casa para ser o local das necessidades do pet. Pode ser com bandeja sanitária ou tapete higiênico.

Se você mora em apartamento ou uma casa pequena, lembre-se que definir um lugar longe do pote de ração do cachorro. Se tiver um quintal, esse é o local mais adequado.

Apesar de muita gente ainda usar esse método, é importante ressaltar que o jornal não é recomendado para ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo. Os jornais são escorregadios, não absorvem o xixi e soltam tinta, o que pode causar alergias. Os cuidados com os animais devem ser prioridade!

No Pantanal Pet Shop, você encontra sanitários e tapetes higiênicos para ajudar seu cãozinho nesse processo de aprendizagem e deixar sua casa mais limpa e sem odores!

 

Crie uma rotina

O dono precisa estar atento às ações do cachorro. Ele deve ter hora para dormir, comer, brincar e também para fazer necessidades.

Depois que comem, os filhotes costumam fazer xixi e cocô em média 5 a 15 minutos depois. Já cães adultos demoram de 15 a 30 minutos.

Para ensinar o cachorro a fazer as necessidades, coloque o bichinho perto do lugar destinado quando perceber que é a hora certa e incentive-o a usá-lo.

 

Crie um comando 

Ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo é uma forma de adestramento, como fazê-lo sentar, deitar e dar a pata. Você pode usar palavras como “xixi” ou “tapete”, incentivando o cão a ir até o local destinado.

 

Recompense o cachorro

Quando os cachorros fazem algo certo é sempre bom recompensá-los com alguma coisa, pode ser carinho ou um petisco. Eles ficam felizes quando são elogiados e entendem que, toda vez que repetirem a ação, recebem algo bom em troca.

Então, para ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo, sempre que ele acertar, comemore muito e de algo que vai fazê-lo ficar feliz, dessa forma ele vai entender o que tem que fazer da próxima vez.

E nunca brigue com o cachorro se ele errar o local do xixi, principalmente se não ver ele fazendo as necessidades no momento certo. Ele pode ficar com medo e acabar associando a algo negativo.

Esses cuidados com os animais ao ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo são muito importantes!

 

Limpe bem os locais

Os cachorros sempre procuram locais onde já existe cheiro de xixi ou cocô para fazer as suas necessidades. Então, se ele fez em um lugar errado, lave bem e remova qualquer odor para que ele não se acostume a voltar lá.

 

Utilize educadores sanitários

Educador sanitário é um produto disponível no Pantanal Pet Shop para ajudar a ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo.

Ele possui um odor que indica ao seu pet onde ele pode ou não fazer suas necessidades. Você pode determinar um local, como o tapete higiênico, e aplicar o produto enquanto estiver adestrando o seu bichinho com as outras dicas

 

Tenha paciência

Treinar um cãozinho é sobre ter paciência. Não adianta se estressar ou brigar quando for ensinar o cachorro a fazer as necessidades. Nesse caso eles podem ficar com medo e desenvolver traumas.

Cada cão tem um tempo diferente de aprendizado, pode ser que ele demore mais para assimilar os comandos, mas, com certeza, uma hora vai dar certo! Por isso, acompanhe nos primeiros dias e nunca perca a paciência ao ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo.

 

As dicas de ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo valem para cães mais velhos?

Como mencionamos, ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo quando estão filhotes pode ser mais fácil, porque eles não têm vícios de comportamento. Mas se você adotou um cãozinho já adulto e está tendo dificuldades em ensinar o cachorro a fazer as necessidades, não se preocupe.

O treinamento é o mesmo: rotina, petiscos, incentivos e muita, muita paciência. Os cães mais velhos podem não ter mais tanta energia em todo momento, então você precisa perceber se ele não está entediado.

Tente ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo quando ele estiver mais empolgado e lembre-se, nunca brigue com ele para não criar uma sensação negativa desse momento.

Os cães fazem as suas necessidades em momentos como ao acordar, depois de beber água, após as refeições e brincadeiras muito intensas. Os adultos demoram de 15 a 30 minutos depois de comer, então, para ensinar o cachorro a fazer as necessidades, fique atento se ele dá algum indício de que vai se aliviar e leve-o para o local certo, comemorando da mesma forma quando ele acertar. Quando eles entenderem onde é o local indicado, eles não vão mais precisar de estímulos.

Deixe um comentário