Ração úmida em excesso faz mal. Mito ou verdade?

Ração úmida em excesso faz mal. Mito ou verdade?

Devo dar ração úmida para cães e gatos?

A ração úmida é uma alternativa muito atrativa para os cães e gatos. Mas muita gente tem dúvidas se esse tipo de alimentação animal é saudável ou não.

Os pets amam aqueles sachês úmidos, eles são considerados palatáveis, o que significa que são muito saborosos e agradáveis ao paladar.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a ração úmida para cães e gatos não faz mal para a saúde, mas é preciso tomar alguns cuidados com os animais quando for inserir essa alimentação na dieta dos bichinhos.

No Pantanal Pet Shop, você encontra ração úmida para cães e gatos, além das opções secas. Antes de escolher, é ideal consultar o veterinário do seu pet para ter certeza qual a melhor opção para ele!

Para tirar essas dúvidas sobre alimentação animal, vamos ver algumas informações sobre a ração úmida para cães e gatos e desmistificar as ideias negativas!

 

Prós e contras da ração úmida para cães e gatos

Existem inúmeras vantagens da ração úmida para cães e gatos. Como já mencionamos, é um alimento de alta palatabilidade, bem mais que as rações secas, e por isso os pets amam!

Outro fator muito importante é que as rações úmidas tem uma grande quantidade de líquido, sendo bastante necessárias principalmente quando os pets não tem costume de beber muita água, ou em locais mais quentes, onde eles tendem a se desidratar mais rápido.

Isso ajuda com que os cães e gatos tenham líquidos no corpo, evitando, inclusive, problemas renais.

Também é uma maneira muito eficaz de fazer a troca entre rações, quando o pet começa a enjoar da ração, por exemplo. É só misturar a úmida com a seca para que ele se acostume aos poucos.

Em pets que estão em tratamento de algum problema e também dos idosos, essa alimentação animal contribui para que eles consigam ingerir mais facilmente e até para ajudar na ingestão de medicamentos. A mesma coisa acontece com os filhotes, especialmente no momento do desmame e troca de dentição, a textura da ração ajuda nesses processos.

E a maior vantagem é que a ração úmida para cães e gatos é muito balanceada e nutritiva, mas é importante consultar um veterinário para saber qual é a melhor opção. Ele irá indicar qual delas é a mais adequada, de acordo com as necessidades nutricionais do seu animalzinho.

Ah, e uma das preocupações dos donos é com relação ao sódio presente na ração úmida para cães e gatos. Mas é preciso lembrar que o limite de sódio para cães e gatos é mais alto que para os humanos. No caso, o limite seguro da alimentação animal, segundo o NRC e a FEDIAF é de 15.000 mg para cada 4.000 kcal.

 

E quais as desvantagens?

Apesar de ter vantagens, é preciso tomar alguns cuidados com os animais.

Primeiro, veja o tipo de sachê que você escolhe. Alguns apresentam grande teor de conservantes e corantes, o que acaba fazendo mal se eles comerem em exagero.

Outra desvantagem é que a ração úmida em excesso aumenta as chances do desenvolvimento de placas bacterianas nos dentes por não haver o atrito comumente feito pela ração seca. O ideal é balancear de acordo com as recomendações do veterinário.

E, além disso, é preciso estar atento ao prazo de validade da ração úmida para cães e gatos. Ele é bem mais curto que as demais rações, por isso é preciso guardar o sachê na geladeira, e fazer o consumo em no máximo, 3 dias após aberto.

 

Cuidados com a alimentação animal

Agora que você sabe as vantagens e desvantagens desse tipo de alimentação animal, é importante tomar alguns cuidados com os animais quando for inserir esses sachês na dieta.

Antes de qualquer coisa, é fundamental consultar um veterinário. O especialista irá indicar o tipo de ração úmida para cães e gatos, as quantidades certas e as opções adequadas de acordo com as necessidades nutricionais dos bichinhos.

Outra coisa é que a alimentação animal é diferente quando falamos de cachorros e de gatos. Muita gente só dá saches para os gatos e acabam usando ração úmida para cães como petisco. Eles têm necessidades diferentes, então vale ver como funciona para cada um deles:

 

Ração úmida para cães

Os cachorros têm como fonte primária de energia o carboidrato, que está bem mais presente na ração seca. Então o ideal é balancear, dando uma quantidade correta das duas rações. A ração úmida para cães em excesso para cães pode até causar rejeição de outros tipos de alimentos, especialmente se usada como petismo, justamente porque ela é mais palatável ao animal.

As quantidades certas e formas de balancear a alimentação vai ser indicação do veterinário, por isso não deixe de levar seu amigo!

 

Ração úmida para gatos

Já para os gatos a ração úmida é bem vantajosa e, em certos casos, pode ser até a única fonte de alimentação. Diferente dos cachorros, a principal fonte de energia dos felinos é a proteína, presente em maior quantidade nos sachês. Mas é claro, que isso também deve ser indicação do veterinário, já que cada pet tem características e necessidades específicas.

Como as secas possuem mais carboidrato, alguns deles podem engordar mais facilmente, especialmente se forem castrados.

Os gatos também são mais propensos a doenças renais, porque geralmente bebem pouca água. A ração úmida ajuda a balancear a quantidade de líquido no organismo dos bichinhos, porque apresenta 80% de teor de umidade, contra 10% da ração seca, o que evita a formação de cálculos urinários.

Viu como é um mito que a ração úmida para cães e gatos faz mal? De qualquer forma, vale ressaltar mais uma vez que a recomendação é procurar um médico veterinário de confiança e entender o que é melhor para o seu pet. Cada um deles tem características distintas, portanto devem ser analisados individualmente.

No Pantanal Pet Shop, você encontra ração úmida para cães e gatos, além das opções secas para balancear a dieta do seu peludo! Esses cuidados com os animais são essenciais para manter a saúde e nutrição dos nossos melhores amigos!

Deixe um comentário