Carnaval Pet: Como Cuidar do Seu Animal nos Dias de Festa?
Não há dúvidas que o Carnaval é uma das maiores festas do Brasil. Assim que o ano começa, já começam também os preparativos para a folia. Muitas pessoas aproveitam para viajar, outras preferem curtir perto de casa mesmo. Mas e os animais de estimação? Sabia que existem cuidados especiais com os bichinhos nesses dias de festa?
Pensando nesse Carnaval Pet, a Pantanal Pet Shop em Vila Velha – ES, separou algumas informações para assegurar o bem-estar animal do seu amiguinho.
Meu Pet Pode Participar do Carnaval?
Muitas pessoas gostam de vestir fantasias divertidas em seus pets e levá-los para os bloquinhos de Carnaval, mas será que isso é saudável para os bichinhos?
Bom, isso irá depender do local e das regulamentações do evento. Alguns carnavais permitem a participação de animais de estimação, enquanto outros não. É importante verificar as regras específicas do evento antes de levar seu pet.
Além disso, é necessário considerar se o ambiente é seguro e confortável para o seu amigo, levando em consideração a agitação e o barulho do evento. Se decidir levar seu pet, certifique-se de que ele esteja em boas condições de saúde e bem identificado, mantenha-o em um local seguro e protegido, e não esqueça de levar água e ração. Isso vale também para quem decide viajar com o cãozinho nesses dias de folga para outro lugar.
Atente-se as dicas a seguir para você e seu bichinho curtirem muito o carnaval ou a viagem, sem preocupações:
Dicas Para Você e seu Amigo Aproveitarem o Carnaval Pet!
Cuidado com as altas temperaturas
O ideal é evitar a superexposição ao sol entre 10 e 16h. O piso ou areia quente pode causar ferimentos nas patinhas. Se o pet for exposto ao sol, não se esqueça de passar um protetor solar, próprio para pets, na ponta das orelhas, focinho e barriga, especialmente nos animais de pelagem branca e com pouco pelo. Consulte o Médico Veterinário do seu animal para ter mais informações sobre cuidados animais no calor.
Independente da programação, é importante sempre ter em mãos uma garrafinha de água fresca para que seja oferecida com frequência ao pet.
Atenção com a música alta
Os pets, especialmente os cães, têm uma audição muito apurada. Por isso, o som que pode não estar muito alto para nós, humanos, pode ser muito alto para eles. Por isso, mantenha uma distância segura da caixa de som para não prejudicar a audição do seu cãozinho.
Alimentação e rotina precisam ser mantidas
Procure, ao máximo, não tirar o pet de sua rotina. Mantenha os horários de alimentação e garanta um período de descanso adequado para ele. A alimentação úmida, como sachês, pode ser uma grande aliada nessa época do ano para ajudar a manter o pet hidratado, além de ser muito palatável para eles. Além disso, é super prática na hora de levar uma porção separada em passeios ou viagens.
Prepare-se para a viagem com o pet
Viajar com o pet requer muito mais cuidado para preservar o bem-estar animal dos nossos amiguinhos.
Se viajar de carro, passeie com o animal antes dele entrar no veículo para que ele faça suas necessidades. O ideal é acostumar o animal com o movimento antes de iniciar o percurso. Não é indicado que o pet seja alimentado antes das viagens e durante o trajeto, já que eles podem ficar enjoados.
Nunca deixe-o solto dentro do carro. O recomendado é utilizar caixa de transporte adequada ou, para cães, cinto de segurança próprio. Não permita que o animal coloque a cabeça para fora da janela, pois isso pode causar lesões em olhos, orelhas, otite ou machucados em caso de impacto com insetos ou pedras.
Mantenha as vacinas e vermifugação do seu pet atualizadas, pois isso garante proteção em um ambiente com outros animais que ele terá contato. Consulte um médico veterinário para saber se o local de destino precisa de vacinas diferentes daquelas que seu pet já toma.
Nunca deixe o animal sozinho
Não deixe o animal sozinho durante o período em que estiver fora de casa. Disponibilizar alimento e água não garantirá que ele estará bem durante sua ausência.
No caso de viagens em que o pet não seguirá junto, o recomendado é buscar um serviço profissional especializado, dentre eles hoteizinhos que estejam prontos para recebê-lo ou, então, pet-sitters que visitem a residência diariamente e amenizem a ausência da família, além de zelar pelos cuidados de saúde e bem-estar animal.
Importante que seja feita uma pesquisa criteriosa e uma visita no local (no caso de hotéis), além de um período de adaptação com o animal antes dele ficar sob os cuidados profissionais contratados.
Identificação é fundamental
Nos momentos de passeios, é imprescindível que seu pet esteja usando a guia e uma coleira com identificação. Todos os locais durante o feriado costumam ficar cheios e fugas e brigas entre cães podem acontecer. Além disso, o agito pode acabar assustando o animal e causando alguma reação inesperada.
Adereços não são recomendados pois são quentes, dificultam a locomoção, além de possuírem peças que soltam com facilidade, como botões e laços, e podem ser engolidos. Também vale saber que tingir o pelo do animal pode causar irritação, alergias ou até mesmo intoxicação grave na pele.
Alegorias
A melhor coisa do carnaval é se fantasiar com algo que goste. Mas, quando falamos dos cães, é preciso ter bastante atenção. Não tente fantasiar seu amigo se ele já não gosta de colocar roupinhas no dia a dia, isso pode deixá-lo estressado.
Para preservar o bem-estar animal, atente-se ao material das roupinhas, opte por uma fantasia mais fresca e confortável, e evite adereços muito grandes e cheios.
Sprays e maquiagem
Assim como as crianças pintam seus cabelos com spray colorido, alguns tutores passaram a utilizar estes produtos em seus pets. No Carnaval, a probabilidade é que isso aumente, por isso é importante tomar cuidado para preservar o bem-estar animal.
Especialistas alertam que, além de causar irritação na pele, o animal também pode ser intoxicado, justamente pela alta quantidade de componentes químicos nestes produtos, até mesmo de origem desconhecida.
Multidões
Outro cuidado com o bem-estar animal no qual deve ser tomado são com as multidões que acompanham os bloquinhos. É necessário conhecer a personalidade do seu cão para saber se ele não terá problemas ao estar no meio da aglomeração ou se isso pode fazer com que ele sinta-se acuado e com medo.
Tenha sempre em mãos o contato do veterinário
Fique atento ao comportamento do seu animal e procure o Médico Veterinário sempre que perceber uma reação ou comportamento estranho.
Conte com a Pantanal Pet Shop Para o Bem-estar Animal!
A Pantanal Pet Shop oferece serviços para o bem-estar animal, desde atendimento veterinário e banho e tosa, até uma ampla variedade de produtos, como ração seca e úmida, higiene, beleza e medicamentos, para você curtir com alegria e segurança os dias de Carnaval Pet com seu aumiguinho! Entre em contato conosco!