Gato Sphynx: Saiba Tudo sobre a Raça

Gato Sphynx: Saiba Tudo sobre a Raça

Gato sem pelo: Conheça a Raça Sphynx

O gato sphynx possui uma aparência singular, que divide opiniões. Com grandes orelhas, olhar penetrante, com inúmeras dobrinhas e sem pelagem, o gato Sphynx é uma das raças raras de gatos que possui uma beleza exótica.

Você já pensou em ter um gato sem pêlo em casa? Saiba que uma das raças raras como a Sphynx é uma ótima opção de bichinho de estimação para tutores que possuem alergia, isso porque essa raça possui uma característica bastante específica, pois eles possuem uma aparência diferente dos demais bichanos, pois esses felinos são gatos sem pelos.

Os gastos Sphynx dividem opiniões, pois há aqueles que amam e aqueles que não, mas uma coisa é certa esses pets são elegantes, brincalhões e grandes companheiros, que possuem uma personalidade única e chamam a atenção por onde passam por serem raças raras, ou seja, exótica.

Por isso, antes de adotar um gato sem pelo, vale a pena conhecer mais sobre essa raça. A Pantanal Pet Shop preparou um guia com tudo o que você precisa saber antes de ter um Sphynx.

Gato Sphynx l Descubra a História dessa Raça Exótica 

A história do gato sem pelo Sphynx surgiu por volta de 1966 em Toronto, no Canadá. Acredita-se que os primeiros gatinhos dessas raças raras surgiram quando uma gata deu à luz a filhotes completamente sem pelos. Na época, embora os filhotes tenham nascido saudáveis, acreditava-se que eles sofriam com alguma doença devido à ausência de pelo.

No entanto, foi descoberto que essa falta de pelos é uma característica genética desse pequeno felino, portanto o Sphynx é um gatinho enrugado e despelado que devido a sua aparência  similar as esfinges muitos indivíduos acreditam que esses bichanos surgiram no Egito, no entanto esses gatinhos passaram bem longe dos faraós.

Quais são as Características do Gato sem Pelo?

A característica mais marcante do gato Sphynx é a sua aparência, isso porque embora ele seja conhecido como gato sem pelo, ele possui uma pequena penugem bem curta, fina e muito macia que é quase invisível que está presente nas orelhas, no rabo e na barriga de alguns dos bichanos.

O gato Sphynx  possui uma característica física diferente dos demais pois eles tem uma pele enrugada com dobrinhas aparentes, além de possuírem um porte médio, com um corpo esguio com peso de aproximadamente 3,5kg a 7kg, com expectativa de vida de 8 a 14 anos, além de terem orelhas grandes e pontudas que lembram as de um morcego.

Como o Sphynx  é um raça de gato sem pelo,  sua coloração varia bastante de acordo com a pigmentação da sua pele, por isso é possível encontrar desde mascotes preto, branco, com manchas até mesmo com tonalidades únicas.

Como é a Personalidade do Sphynx?

Os gatos de raças raras são conhecidos pela sua  personalidade, o Sphynx é um felino diferente dos demais, pois eles adoram atenção, são muito amorosos, companheiros, carinhosos e são grandes amigos. Esses felinos não saem de perto do dono, ou seja, eles não gostam de ficar muito tempo sozinhos, por isso, se você não é do tipo de pessoa que fica muito tempo em casa, o Sphynx é o gato perfeito para você.

O gato sem pelo é muito brincalhão, inteligente e assim como a maioria dos felinos, eles gostam de brincar, pular e correr, eles são muito leais e dóceis e se adaptam à rotina da casa, e são bons companheiros para crianças pois gostam de muito carinho.

Cuidados com a Saúde do Sphynx

Os Sphynx são uma raça forte e resistente. Embora, por ser gato sem pelo eles têm a propensão a sofrer com doenças de pele e alergia e eles são muito sensíveis ao frio.

Os Sphynx tendem a ter a pele oleosa e precisam tomar banho regularmente, tanto para manter a limpeza quanto para evitar doenças, ou seja, eles precisam ter cuidados especiais com a higiene. Por isso, deve-se realizar a limpeza das dobrinhas, e os banhos de sol são recomendados apenas com o uso de protetor solar específico para os gatos para evitar com que os felinos sofram com queimaduras, além de que é necessário realizar a limpeza das orelhas semanalmente.

Conheça a Alimentação Ideal para a Raça

Também é preciso ter um atenção na alimentação dessa raça, como qualquer outro bichano a nutrição é um fator importante na vida dos gatos Sphynx. Portanto, é muito importante oferecer ao seu companheiro uma dieta adequada a base de  ração seca para gatos aliada à ração úmida, como sachês e patês, junto com o consumo de muita água  fresca e limpa.

Sphynx: Relação com uma Criatura Mágica

Por conta da sua popularidade, o Sphynx é um felino que possui uma relação com uma criatura mágica, pois eles são relacionados a poderes místicos. Segundo o folclore russo, o gato sem pelo Sphynx representa um símbolo de sorte, status, prosperidade e abundância, por esse motivo os membros da realeza russa sempre gostaram de ter essas raças raras de gatos como pet.

Gostou de saber mais sobre a raça Sphynx? Então fique de olho no nosso blog e acompanhe as curiosidades que a Pantanal Pet Shop preparou para você saber mais sobre o mundo animal.

 

Leia Mais :

Conheça Dicas Essenciais e Cuidados com o Pet no Calor

Entenda qual a Frequência Ideal para dar Banho nos Pets

Saiba como Identificar o Peso Ideal para o seu Cachorro

Deixe um comentário