Gatos São Pets Peculiares
Muitas pessoas, erroneamente, pensam que os gatos são bichinhos pouco afetuosos, que não ligam para os seus tutores. Na verdade, esses seres são extremamente sensíveis e se conectam aos seus donos afetivamente, podendo, inclusive, demonstrar carinhos por meio de hábitos que, às vezes, passam despercebidos.
Esses pets têm um comportamento peculiar, com o qual nós, seres humanos, ainda estamos nos adaptando, haja vista que a proximidade dos gatos com os homens é relativamente recente na história. A domesticação dos nossos pequenos felinos foi intensificada no Egito Antigo, quando esses animais eram venerados pelas crenças do povo da época.
Se comparada à domesticação dos cães, a proximidade entre bichanos e pessoas é relativamente recente. Por isso, é comum ficar surpreso ao conhecer algumas curiosidades sobre gatos, como, por exemplo, o fato de que o cérebro felino é mais parecido com o cérebro humano do que o cérebro canino. Interessante, né?
Existem também outras características bem peculiares sobre eles. Por isso, no texto de hoje, apresentaremos algumas curiosidades sobre gatos surpreendentes para você, que assim como nós, ama esses bichinhos. Acompanhe esta leitura preparada pela Pantanal, Pet Shop em Vila Velha – ES!
Curiosidades Sobre Gatos
Todos sabemos que, sobre os gatos, ainda pairam muitos mitos, mas, na verdade, esses pets são apenas incompreendidos, uma vez que há um certo preconceito com a adoção de bichanos, pelo fato de eles serem vistos como imprevisíveis. Isso também é um mito!
Ao mesmo tempo, é bacana conhecê-los um pouco mais com essas curiosidades sobre gatos que explicaremos a seguir. Prepare seu coração, gateiro! Você está prestes a conhecer o seu pequeno felino mais a fundo.
Gatos Não Têm Papilas Gustativas para Sentir o Doce
Sim, é isso mesmo! Os gatos não possuem as papilas responsáveis pela percepção do doce, por isso, se eles acidentalmente lamberem um alimento com esse sabor, não conseguirão senti-lo ou saboreá-lo. Isso se deve à alimentação deles quando viviam apenas na natureza, que era pautada em carnes de outros animais, ou seja, em alimentos salgados.
Um Gato Dorme Mais da Metade do Seu Dia
Os gatos são seres dorminhocos, isso a gente já sabe. Mas essa sonolência toda não é motivo de preocupação. Esses pets costumam dormir cerca de 16 horas por dia, sendo essas sonecas mais concentradas no período da manhã e da tarde. Trata-se de um instinto de sobrevivência, uma vez que dormir essa quantidade de horas é uma forma de guardar energia para a hora da caça noturna.
Gatos São Seres Crepusculares, Não Necessariamente Noturnos
Esta é uma das curiosidades sobre gatos mais bacanas. Muitas pessoas pensam que esses pets são seres noturnos, isto é, têm maior atividade durante a noite. De certo modo, isso é verdade, mas, em termos biológicos, os gatos são classificados como seres crepusculares. Os bichanos, normalmente, estão despertos durante o anoitecer e durante o entardecer. Por isso, é comum que nos horários entre 17:00 e 19:00, entre 22:00 e 24:00, bem como entre 04:00 e 06:00 da manhã, eles estejam acordados e (muito!) dispostos.
Esses Pets Têm a Audição Mais Aguçada Que a de um Cão
Os gatos conseguem perceber sons a níveis ínfimos de decibéis. Isso explica por que muitos deles nos esperam na porta quando chegamos à nossa casa. Na verdade, eles conseguem perceber a movimentação antes mesmo de abrirmos a porta, tamanha a sensibilidade daquelas orelhinhas fofas! Mesmo com a audição super potente, seu senso mais apurado é o olfato.
Uma das curiosidade sobre gatos é que eles possuem papilas olfativas na língua. É como se eles sentissem o gosto de um cheiro. Por isso, inclusive, quando eles sentem um cheiro desconhecido, eles costumam abrir a boca para que, na superfície lingual, aquele odor seja processado.
Eles Têm um Senso de Endireitamento
O senso de endireitamento é uma das curiosidades sobre gatos mais famosas. Muitos se perguntam: esses pets sempre caem em pé? Normalmente, sim, tendo em vista que, ao serem lançados no chão ou ao caírem, eles conseguem se endireitar e cair sobre as patas.
No entanto, precisa haver um tempo para que o cérebro deles processe essa informação. Quando eles estão desnorteados ou, até mesmo, quando caem de alturas mais baixas, pode ser que eles não consigam ajustar o corpo a tempo.
Eles Não Ronronam Apenas Quando Estão Felizes
O ronrom é um dos sons preferidos dos tutores desses pets. Essa vibração das cordas vocais dos gatos é muito comum em momentos de prazer e felicidade, mas, também, pode ocorrer em situações de ameaça. Isso porque os bichanos tendem a reproduzir essa vocalização quando estão em situações de perigo para se acalmarem. Esse mecanismo de tranquilização se deve à associação entre o ronronar e o aleitamento quando eles eram filhotes.
Esfregar as Bochechas, Para Eles, É uma Forma de Deixar Seu Cheirinho
Gatos são pets que se esfregam nas pessoas e nos objetos. Muitos tutores pensam que isso é uma forma de demonstrar carinho e, de certa forma, é sim. Mas o motivo é outro: deixar o cheiro. Os bichanos passam suas bochechas e corpo nas superfícies para marcar território e deixar aquele espaço com o “perfume” dele. Se ele se esfrega em você, significa que se sente seguro o suficiente para fazer isso.
Gatos Não Suam, Apenas Secretam o Calor Pelas Patinhas
Os gatos não possuem glândulas sudoríparas na extensão do seu corpo, por isso, eles conseguem controlar bem a temperatura e, raramente, sentem calor. Ao mesmo tempo, quando está frio, devido à falta desse mecanismo de regulagem, eles procuram um lugar bem quentinho para ficar. Suas patinhas são as únicas partes do corpo por onde eles excretam o calor.
O “Vira-Lata” Brasileiro, Na Verdade, É uma Raça
Existem algumas raças de gatos bem conhecidas, como a do gato sem pelo, Sphynx, mas sabia que não existe um gato sem raça definida? Na verdade, os gatinhos brasileiros, que muitas pessoas chamam erroneamente de “vira-latas”, têm raça. Esses pets são denominados como gatos de Pelo Curto Brasileiro, sendo esta a nomenclatura oficial das raças. Existem também, o Pelo Curto Britânico, que são aqueles bichanos com rosto mais avantajado e patas achatadas.
Cuide do Seu Pet com a Pantanal
Referência em atendimento e produtos de qualidade, o Pantanal Pet Shop em Vila Velha – ES está no mercado há mais de 30 anos. Criado em setembro de 1990, sempre teve como principal objetivo atender o segmento de pequenos animais, dentre eles: cães, gatos, pássaros e peixes.
Aqui, você encontra ração seca, ração úmida para seu gatinho, acessórios, higiene e beleza, medicamentos e serviços de banho e tosa, atendimento veterinário, e pode contar com a comodidade da entrega delivery de Pet Shop delivery em Vila Velha, Vitória, Serra e Cariacica!